PUBLICIDADE

Miriam Freitas

Miriam Freitas: Crônicas do apartamento 20

Marcos Sacramento

Foto – João Penoni

  • Crônicas do Apartamento 20 é o novo álbum visual do cantor e compositor Marcos Sacramento, disponível no
    https://youtu.be/1KpWtAksFiM. As canções do projeto já estão disponíveis nas plataformas digitais.

Concebido e realizado durante a pandemia, Crônicas do Apartamento 20 foi idealizado por Sacramento durante rigorosa quarentena. Trancado em seu apê no alto do bairro de Santa Teresa, com acesso ao vasto avarandado que o coloca diariamente diante do belo visual do centro e da zona norte do Rio, o misto de confinamento com a perspectiva libertária da paisagem teve um impacto tão perturbador quanto criativo.
As ideias surgiram como um turbilhão. Bagulho Sinistro, Roda Presa, Morcego e Melodia Triste são alguns dos títulos que ilustram a apreensão inspirativa do artista. Em versos como “Na varanda, no barulho / é sinistro o bagulho” ou “O sistema bagunçou / me dá um
cadinho de oxigênio aí” ou ainda, “que perigo! / se estás resfriado, amigo / não chegue perto de mim” traduzem o inusitado estado de espírito de toda uma civilização.

Por outro lado, Gatos Solitários, Todos os Cantos, Na Cama e O Tempo emprestam respiro à resignação e à presença invencível dos afetos: “vejo o samba no farol da luz dos dias / canto de noite iluminado pelos guias” ou “pairam sobre a varanda estrelas míticas (…) / gritam com seus sinais de fumaça / que a vida é infinita / que ela vai continuar”. Tudo repleto de suingue e poética, porque estes estão sempre por perto quando mais se precisa deles.

Letras e músicas que condensam pavor e esperança, samba e hip hop, bossa e beats sobre um groove que absorve as entranhas das estranhezas e espelham um cotidiano em desconstrução vislumbravam um roteiro homogêneo de forte apelo sonoro e visual. Era urgente transformar as músicas em imagens que pudessem expressar aquele momento único na história da humanidade. Música, cinema, tecnologia e videoarte como antídoto para um tempo de incertezas.

Sacramento recrutou o cineasta Daniel Lobo para tocar o projeto que já se configurava como um “álbum visual”. A direção musical e os arranjos ficaram a cargo de Daniel Vasques. O vídeo piloto Quatro Movimentos de Uma Quarentena Sem Fim, com 14 minutos de duração, foi o embrião do projeto, lançado no YouTube no final de 2020.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, o projeto evoluiu para o Crônicas do Apartamento 20, com clipes de onze músicas e 32 minutos de duração. Contemporâneo, angustiado, vanguardista, esperançado, transbordante de urgência. Ou nas palavras do músico e parceiro Paulo Baiano: “A primeira obra-prima quarentênica de 2021”.

O projeto foi subsidiado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Crônicas do Apartamento 20

Com Marcos Sacramento

Direção, roteiro e edição: Daniel Lobo

Direção musical, arranjos: Daniel Vasques

Músicos:

Luiz Flávio Alcofra – violão

Leandro Vasques – baixo

Netinho Albuquerque – percussão

Vinicius Lugon – trompete

Thiago Osório – tuba

Gravação músicas: Realejo Digital, RJ

Coordenação de produção – Carol Piccoli

 

*GITO SALE

Gito Sales

Embora em tempos de pandemia na porta, Gito Sales teve inauguração super restrita do Megaphone Studio do amigo Sérgio Granha (ex-Farofa Carioca), onde já deixou algumas produções agendadas, e na sequência foi a Brasília cuidar da produção da Banda MC Jazz que está gravando uma composição sua e do parceiro Carlinhos Borges.

Aproveitando sua ida a Brasília visitou o Biel, que tem AME( doença genética rara, progressiva e muitas vezes letal) Gito, já havia abraçado esta campanha há algum tempo e em Brasília fez alguns contatos para maior engajamento com a mesma, na sua volta foi na sede da ONG Olhar XXI ajudar na distribuição de alimentos em Nova Friburgo!

Hoje Gito Sales vem aguardando a vacinação para dar start aos ensaios para duas lives do novo projeto em parceria com a Acorpe Eventos.

● “Só aguardem que vem coisa boa por aí, avisa Gito Sales”

Tiago Brunet concorre a prêmios no iBest e também comemora por ser 3 no ranking de podcast no Brasil

 

O autor tem grandes chances de levar as duas premiações

Com grandes números de vendas em todas as livrarias e ouvintes nas plataformas digitais, Tiago Brunet é um sucesso na vida de várias pessoas. Tanto que ele alcançou a 3º posição no podcast mais escutado do Spotify Brasil na playlist “Top Podcasts” do próprio streaming. Sempre buscando levar paz e conforto para todos, o autor e coach sabe
representar bem os problemas do cotidiano, e agora disputa um prêmio renomado no Brasil: o iBest.
Considerado uma das maiores premiações do Brasil, o iBest une todos os artistas com reconhecimentos únicos e, desta vez, Tiago Brunet, um dos principais autores do país, concorre a dois prêmios: Influenciador do Ano – SP e Desenvolvimento Pessoal.

Para participar, basta se cadastrar no site oficial do concurso e votar no autor nas duas categorias em que ele concorre:

Influenciador do Ano – SP
https://vote.premioibest.com/votacao/influenciador-do-ano-
sp/865134267

Desenvolvimento Pessoal
https://vote.premioibest.com/votacao/desenvolvimento-
pessoal/331854844

Por: Míriam Freitas
Colunista Social

Rio de janeiro

 

PUBLICIDADE