PUBLICIDADE

Miriam Freitas

Miriam Freitas: GRAMADO – SERRA GAÚCHA UM DOS DESTINOS MAIS FAMOSOS DO INVERNO BRASILEIRO

Se você deseja, fazer uma viagem para a Europa, mas acha que não é a hora certa, algumas regiões por aqui lembram muito as cidades do continente europeu e podem ser opções mais viáveis no momento

A região tem influência italiana e possui um dos principais roteiros gastronômicos e culturais da região Sul do país. O clima mais ameno e a arquitetura europeia fazem com que qualquer um se sinta na Europa.

Gramado é uma cidadezinha a 115 km de Porto Alegre, localizada no meio da Serra Gaúcha. O acesso é bem fácil e, de quebra, você pode aproveitar as cidades vizinhas. Uma delas, Canela, fica a apenas 7 km de Gramado. Não parece nem mesmo que seja uma outra cidade, de tamanha união e proximidade.

A influência europeia e a culinária

A cidade de Gramado foi colonizada no início do século XX por imigrantes alemães e italianos. Dessa forma, as construções e toda a arquitetura da cidade foram fortemente influenciadas pelos europeus. 

Não só a arquitetura foi influenciada pelos imigrantes. Toda a culinária e tradição da cidade tem um toque da Europa. Por vários momentos, você se perde na localização. Parece que você desembarcou em uma cidade do Velho Mundo com tantas referências. 

Culinária que vai te fazer sair da dieta em segundos, servidos nos restaurantes na cidade, principalmente pelo clima frio. Aquele jantarzinho a dois será sempre bem reforçado com comidas doces e quentes

Pontos Turísticos de Gramado e Canela

A igreja de Gramado é a Matriz e a paróquia de São Pedro, e a de Canela a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra. Tanto a igreja matriz de Gramado como a Catedral de Pedra são lugares espirituosos, bonitos e legais de ir. No pátio de trás da igreja de Gramado tem uma fonte do amor que ficou famosa por casais fazerem votos e prenderem cadeados ao redor dela. Os cadeados são tantos que parece até que não tem nem mais um espacinho, mas você pode também ir para fazer um pedido e jogar uma moedinha.

As duas ficam bem no centro das cidades, o que facilita acesso e deslocamento para outros pontos.  Para mim a de Canela é a que me chamou mais atenção, bem rústica e charmosa com seu estilo gótico e ainda com um show de luzes ao anoitecer, não tem como não se encantar.

RUA COBERTA 

A Avenida Borges de Medeiros é uma das avenidas principais da cidade de Gramado, está bem no centro e é o paraíso das compras. Na avenida você se depara com principais pontos como a Matriz de São Pedro, O Mundo do Chocolate, a Rua Coberta e vários outros. A famosa Rua Coberta de Gramado liga a Avenida Borges à Rua Garibaldi e é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Ela é uma rua fechada como um calçadão, onde não passam carros, e a graça da rua está na estrutura feita com telhado de vidro ao longo da rua, é muito lindo.

Na Rua Coberta é que acontecem grandes eventos, apresentações musicais, desfiles, exposições e muito mais. Lá você pode se sentar em um restaurante com lareira para tomar um bom vinho no inverno, ou em um cafezinho para observar o movimento. Tem também lojas de sapatos, roupas, artesanatos e chocolates, assim como a Avenida Borges de Medeiros.

 LAGO NEGRO

É um lago lindo e extenso rodeado de hortênsias e árvores que montam um cenário perfeito para alegrar seu dia e sua viagem. O local é todo bem cuidadinho, nos mínimos detalhes criando um ar romântico e gostoso que te acolhe e você não terá vontade de ir embora. Você pode caminhar ao contorno do lago que leva em torno de 20 minutos, sentar para curtir o lugar ou também andar de pedalinhos. Os pedalinhos são legais porque te dão outra visão do parque, além de serem muito divertidos. Não esqueça também de tirar a foto de recordação no letreiro de Gramado que tem por lá

MUSEUS

Se quiser fazer um tour só de museu, se prepare. Museu dos minerais, Museu do Festival de Cinema, Museu Naval, Museu do Sapato, Museu do Perfume, Museu dos Beatles, Museu de Cera, Museu de Carros Antigos, Museu Medieval

Mundo do Chocolate e Reino do Chocolate

Sim, existem os dois e são lugares diferentes (mesmo se tratando do universo dos chocolates). O Mundo do Chocolate fica bem no centro de Gramado, na Avenida Borges de Medeiros e sua atração são os mais diversos monumentos do mundo feitos em chocolate. Lá você paga um passaporte e faz seu tour tendo direito à degustação à vontade de chocolates. O Reino do Chocolate fica na Avenida das Hortênsias e não tem monumentos do mundo. Lá você faz um tour pela linha do tempo do chocolate. Você compra seu passaporte e entra no túnel do tempo que te leva desde a época dos Maias e Astecas até o chocolate ser quem ele é hoje. O passeio é divertido e super interativo e não tem degustação free.

Os dois espaços contam com um café e uma loja de chocolates ao final para fazer suas comprinhas, a diferença é que no Mundo do Chocolate os chocolates são oferecidos pela Lugano, e no Reino do Chocolate quem oferece é o Caracol chocolates.

OLIVAS DE GRAMADO

Um lugar espetacular em cima de um canyon na Linha Nova – interior da cidade de Gramado – Rio Grande do Sul, rodeado de Mata Atlântica e com o solo permeado de cristais que emanam muita energia e boas vibrações.

O Olivas de Gramado reúne em um único espaço o melhor da culinária típica dos imigrantes, além de atrações para toda a família como a Fazendinha de mini animais, trilhas na natureza e um passeio entre as paisagens naturais e plantações de oliveira.

Além de conhecer o processo de produção do azeite de oliva, a história e seus usos gastronômicos e benefícios para a saúde, o visitante poderá degustar os diversos tipos de azeites e azeitonas, acompanhados por um guia especializado em Olivocultura e na degustação sensorial do azeite de oliva.

Você poderá conhecer o parque e contemplar a natureza e as oliveiras

Uma coisa posso garantir, não vão faltar opções de passeios para todas as idades, viajando com a família, só ou a dois!!

 Crédito- Eduardo Montessi

Por: Míriam Freitas 

Colunista Social 

PUBLICIDADE