PUBLICIDADE

MANUAL

Os tratamentos com aparelhos ortodônticos são as alternativas possíveis para deixar o sorriso alinhado e corrigir a qualidade da mastigação e prevenir problemas. No entanto, há quem desista do tratamento por uma questão de estética e desconforto.

Os adultos, especialmente, evitam o tratamento com o aparelho ortodôntico comum por acharem que ele tem um aspecto infantil. Outro fator importante é que o sorriso metálico (modelo mais tradicional) normalmente é associado a algo desconfortável.

A novidade no mercado, principalmente entre os famosos, são os aparelhos invisíveis que, diferentemente dos aparelhos comuns, não influenciam na estética durante o tratamento, passando despercebidos. Com alinhadores transparentes, o tratamento utiliza tecnologia 3D para transformar as moldagens dos dentes de forma personalizada para cada paciente. “O principal diferencial deste método, além da estética, é o fato de o paciente não sentir incômodo com o aparelho. Por ser um aparelho que se adapta ao contorno dos dentes, o paciente não terá os fios em excesso ou o incômodo de, eventualmente, cortar os lábios”, explica o dr. Bruno Gribel, mestre em ortodontia.

O aparelho é feito de um plástico especial praticamente invisível que, além de mais confortável, é removível, podendo assim ser retirado para o momento da higiene bucal ou, eventualmente, para uma festa ou ocasião especial. A utilização com frequência é o que irá garantir o resultado. “É importante ressaltar que, se o paciente não utilizar o aparelho de 20 a 22 horas por dia, o tratamento pode ser mais demorado, pois não trará o resultado esperado”, reforça o dr. Gribel.

Manutenção

Diferente do aparelho ortodôntico comum, que necessita de visitas regulares ao dentista para manutenção, o aparelho invisível tem um processo mais simples, com retorno ao dentista entre 6 e 8 semanas para avaliação. No início do tratamento, o paciente recebe uma série de alinhadores que devem ser utilizados diariamente e substituídos pelo próximo a cada 2 semanas.

Para saber o melhor tratamento, é sempre importante consultar um ortodontista.