Miriam Freitas

“Vitória”, aguardada produção inspirada em história real e estrelada por Fernanda Montenegro, ganha data de estreia nos cinemas brasileiros

Fernanda Montenegro, única atriz brasileira indicada ao Oscar, retorna às telas do cinema como protagonista de “Vitória”. Dirigido por Andrucha Waddington e com roteiro de Paula Fiúza, o longa é o primeiro filme Original Globoplay, reforçando o compromisso da plataforma não só com grandes histórias brasileiras, mas também com a experiência das salas de cinema. Produzido por Andrucha Waddington e Breno Silveira, “Vitória” tem produção da Conspiração, em coprodução com MyMama Entertainment e Globoplay, e apoio Globo Filmes. A distribuição é da Sony Pictures, que retoma a parceria de longa data com a Conspiração.

Vitória” é inspirado na obra literária “Dona Vitória da Paz”, que conta a história real de uma aposentada que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu apartamento no Rio de Janeiro.

O filme tem estreia prevista nos cinemas para 15 de agosto.

Sobre Sony
Com presença marcante no mercado nacional,  a Sony Pictures distribuiu  e/ou co-produziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2018, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 60 filmes nacionais distribuídos e/ou co-produzidos, entre eles: Deus é Brasileiro, O Auto da Compadecida, Carandiru, Cazuza, 2 Filhos de Francisco, Meu Nome Não é Johnny, Chico Xavier, Xingu, Tainá, Confissões de Adolescente, Um Tio Quase Perfeito, Entre Irmãs e Kardec.

 

Sobre o Globoplay
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. O serviço reúne diversos conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só estão disponíveis online. A plataforma conta ainda com uma oferta completa com os canais lineares da Globo através do Globoplay + canais ao vivo, que agrega em um só lugar, além da TV Globo, o Multishow, GloboNews, os canais sportv, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Modo Viagem, Megapix, Universal TV, Studio Universal, SYFY, Canal Brasil e Futura. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.

 

Sobre a Conspiração
Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações ao Emmy Internacional, sendo vencedora na categoria Melhor Comédia, com A Mulher Invisível. Criou e produziu séries de sucesso como “Sob Pressão”, “DOM” e “Detetives do Prédio Azul”. Com mais de 40 longas-metragens lançados, foi responsável pelos sucessos de bilheteria Vai Que Cola, Gonzaga – De Pai Pra Filho, O Homem do Futuro, Eu Tu Eles (Menção especial de Un Certain Regard) e 2 Filhos de Francisco – representante do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Participou também dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto. Atualmente, a produtora prepara títulos como “O Auto da Compadecida 2”, “Ainda Estou Aqui”, “Detetives do Prédio Azul 4”, “Vini Jr” entre outros.

 

Sobre MyMama Entertainment

Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL, com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”, a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora internacionalmente reconhecida que mantém seu foco no desenvolvimento e gestão de talentos e ideias. À frente da empresa estão as sócias e produtoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.Entre suas últimas produções estão os longas-metragens “MEDUSA”, dirigido por Anita Rocha da Silveira, SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES – CANNES 2021; “FOGARÉU”, dirigido por Flávia Neves, em co-produção com a produtora francesa Nathalie Mesuret – Blue Monday, e a produtora brasileira Vânia Catani – Bananeira, PREMIADO na BERLINALE 2022 – PANORAMA – Prêmio do Público; “OS DE BAIXO”, uma coprodução Bolivia/Brasil/Argentina/Colombia, dirigida por Alejandro Quiroga, que estreou no MAR DEL PLATA 2022 e teve sua PREMIÈRE LATINA no Festival INTERNACIONAL DO RIO, e “ODILON, RÉU DE SI MESMO”, uma produção original da HBO MAX. Produziu também a série “The Beat Diaspora”, para o YOUTUBE ORIGINALS, em coprodução com KONDZILLA. Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema, como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra de São Paulo, entre outros.

 

Sobre Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de bilheteria, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, com mais de 2 milhões de espectadores nos cinemas, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’,  ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

 

Por: Míriam Freitas