PUBLICIDADE

Miriam Freitas

O longa “Quatro Meninas” levou o Prêmio Especial do Júri e os prêmios de Melhor Atriz para Dhara Lopes e Melhor Atriz Coadjuvante para  Maria Ibraim, na premiação do 58 ª Festival de Brasília

“Quatro Meninas”, longa dirigido por Karen Suzane, com roteiro de Clara Ferrer, levou o Prêmio Especial do Júri e os prêmios de Melhor Atriz para Dhara Lopes e Melhor Atriz Coadjuvante para Maria Ibraim, na premiação do 58 ª Festival de Brasília. “Esse prêmio de Melhor Atriz me deixa emocionada, feliz e orgulhosa. É como se todo o caminho até aqui tivesse ganhado um novo sentido. Ser Lena foi íntimo e pessoal, em todos os lugares de uma mulher preta, e fico feliz que esses acessos tenham sido sentidos pelo público. Agradeço a quem construiu a Lena comigo, minhas colegas de elenco, minha diretora, minha roteirista, minha preparadora de elenco, equipe e Marcello, o produtor. Obrigada!” , declara emocionada a atriz Dhara Lopes.

“Eu só quero agradecer e dizer que esse prêmio vai pro povo preto e artista Baixadense, É DE JAPERIIII!!!!!”, exalta sua premiação a atriz Maria Ibraim.

O longa traz a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras no Brasil de 1885, e é produzido por Marcello Ludwig Maia da República Pureza Filmes, com coprodução da PRPL (Holanda), Filtro Filmes, Telecine e Canal Brasil e tem a distribuição da Filmes do Estação e da ArtHouse.

“Ser premiada no Festival de Brasília é uma confirmação, de que estou certa, de que mais mulheres podem ocupar estes espaços “, declara a diretora.  

“Quatro Meninas”, que será exibido na Mostra Geração da Première Brasil do Festival do Rio, deste ano, também foi selecionado pela Fundação Hubert Bals para Desenvolvimento (2022) e Produção pelo programa Boost Rotterdam 2023. 

 Sinopse

Encarregadas dos cuidados pessoais de quatro estudantes em um internato no interior, elas sobrevivem às suas circunstâncias sonhando com a liberdade. Quando um romance impensado põe a vida de Lena em perigo, os sonhos de fuga tornam-se necessidade, e as quatro meninas decidem fugir. Para sua surpresa, suas sinhás descobrem o plano – e exigem ir junto. 

Encontrando abrigo em um casarão abandonado, o grupo enfrenta desafios de convivência. Livres das estruturas de poder tradicionais, as moças negras experimentam o poder, o amor e a possibilidade de sonhar com o futuro, enquanto as brancas resistem a aprender a ajudar nas tarefas domésticas, cuidar de si mesmas e encarar seus erros. Quando uma velha ameaça ressurge, no entanto, todas precisam se unir para sobreviver.

 

Elenco:

Ágatha Marinho / Tita
Alana Cabral / Muanda
Dhara Lopes / Lena
Maria Ibraim / Francisca
Duda Batsow / Celina
Duda Matte / Guilhermina
Gabi Cardoso / Joana
Giovanna Rispoli / Eugenia
João Vitor / Benjamin
Dani Ornellas / Iaiá
Raquel Karro / Dona Vivência
Stella Rabello / Madame
Eric Max / Vicente

Ficha Técnica
Direção: Karen Suzane
Roteiro: Clara Ferrer
Produção: Marcello Ludwig Maia

Fotografia: Thais Faria
Direção de Arte: Ananias De Caldas
Montagem: Nina Galanternick, edt.
Trilha: Fernando Aranha, Guga Bruno

Edição de Som: Bruno Armelin
Mixagem: Bernardo Adeodato
Som direto: Laura Zimmerman
Figurino: Valéria Stefani
Caracterização: Tayce Vale
Produção executiva: Marcello Ludwig Maia e Silvia Sobral 

 

Por: Míriam Freitas 

@mifreitas.oficial