PUBLICIDADE

Miriam Freitas

Conheça São Lourenço- Minas Gerais Pontos Turísticos e Passeios!

   Lema- “Água da vida, fogo da fé”

São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

 Foto- Gui Silva (@guisilva_327)

A cidade mineira de São Lourenço é muito conhecida por suas águas ricas em minerais naturais, que figuram como uma das principais atrações do destino. Afinal, fora suas propriedades terapêuticas, elas são ótimas para relaxar e propiciar qualidade de vida. Não é à toa, portanto, que a cidade faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, com mais outros 12 municípios do estado.

 

    Soledade de Minas

Parque das Águas

Você sabia que foi só a partir do século 19 que foram descobertas as propriedades curativas da água das fontes? Sendo assim, não deixe de visitar o Parque das Águas, localizado no centro da cidade. 

O parque reúne nove fontes de água, que contam com diversas propriedades medicinais. Esse é o caso, por exemplo, da Vichy, indicada para quem tem úlcera e nefrites. Já a Primavera é largamente recomendada para quem combate a anorexia e a anemia. Legal, né? Ao mesmo tempo, no local há também um balneário, que oferece espaços para massagens, banhos especiais, sauna seca e duchas. Ou seja, com certeza este é um passeio para curtir com toda a família.

Não costumam faltar belas paisagens dentro do parque, localizado na área central da cidade.

Nos mais de 400.000 m2 de  atração, é possível encontrar áreas verdes, um enorme lago com passeios de pedalinho e barco, jardins bem cuidados e até um jardim japonês.

É possível beber a água direto da fonte, encher a garrafinha e levar para casa.

Mesmo que você não aprecie o gosto da água gasosa, fique certo que valerá a pena visitar o espaço e tomar ao menos um “golinho”.

Não é à toa que o parque  e a cidade são queridinhos dos turistas, recebendo famílias, jovens e adultos em qualquer época do ano. 

 

Descobertas em 1826, as nascentes de água de São Lourenço tiveram um importante papel no desenvolvimento econômico da cidade, principalmente a partir do turismo.

A partir da construção da Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, em 1890, a exploração desse aspecto natural ganhou maior atenção. Tanto que foi nesta época que a água mineral que leva o nome da cidade passou a ser engarrafada e comercializada.

A história do Parque das Águas de São Lourenço tem início dois anos depois, com a construção da primeira fonte.

Uma de suas principais estruturas, o balneário só começou a ser projetado mais de quatro décadas depois, em 1935. De lá para cá, o parque passou a contar com nove fontes de água, mas foi só nas últimas décadas que o turismo ganhou força no município.

Atividades ao ar livre

Se você é daqueles viajantes que gostam de curtir as atividades ao ar livre nos seus destinos, o Parque das Águas será mesmo uma atração imperdível.

Na área do parque, existem quadras esportivas para a prática de futebol, vôlei, peteca e até boca. Quem gosta de pedalar pode escolher entre algumas voltas de bicicleta ou andar de pedalinho pelo lago, onde também é possível se arriscar no caiaque.

 

Qual a altitude da cidade de São Lourenço MG?

São Lourenço é um dos destinos cobiçados no sul de Minas Gerais durante o inverno. Os termômetros despencam em função de sua altitude e o clima agradável é um convite aos turistas.

A cidade fica situada a 950 metros acima do nível do mar, embora tenha pontos de maior altitude, como o Morro dos Lobos, que está a 1.352 metros de altitude.

Trem das Águas

Em São Lourenço, o turista pode dar uma volta na Maria-Fumaça em parte da Estrada de Ferro Leopoldina.

 Foto- Gui Silva 

O trajeto tem cerca de 10 km e vai do Trem das Águas até chegar à Soledade de Minas, descortinando belas paisagens montanhosas. O passeio tem a duração de duas horas e faz uma deliciosa parada na feirinha de artesanato no município de Soledade. Não há coisa melhor do que poder comprar quitutes típicos da região por um precinho bem atrativo. Eu amei o passeio, e você ainda vai curtindo belas músicas com os grupos locais, que passam pelos vagões trazendo muita animação.

Foto- Gui Silva 

Se preferir ir de primeira classe, irá saborear um cardápio todo especial servido pelo anfitrião Felipe. 

Voo no Balão

No fim de semana e feriados, o céu de São Lourenço se colore com os balões, que chegam a voar a 500 metros de altura. Ter uma visão privilegiada das montanhas e de toda a cidade é mesmo uma benção. O passeio sai do Parque das Águas logo nas primeiras horas da manhã e dura em torno de uma hora. 

 O tour de balão em São Lourenço termina em uma fazendo com café da manhã típico mineiro, já incluso no pacote. Os visitantes podem ainda alimentar animais, andar a cavalo e conhecer outras atividades rurais no local.

Foto- divulgação 

Um povo alegre, receptivo, e com um jeitinho muito especial de dizer “Uai”

Eu super recomendo e já quero voltar!!!

Por: Míriam Freitas 

Colunista Social