PUBLICIDADE

saúde

Dia Nacional do Dentista: profissionais advertem para os riscos de uma higiene bucal precária

Você sabia que a falta de higiene bucal pode causar parto prematuro? Ou até mesmo uma perigosa infecção no coração que causa a morte? Cuidar bem da saúde bucal deve ir além da preocupação com sorriso sempre bonito e branquinho. Especialistas da DFL, fabricante especialista em soluções odontológicas, alertam sobre as doenças sérias que a falta da higiene bucal pode causar.

Endocardite bacteriana

Um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal, a endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode levar à morte. Um simples sangramento na boca pode permitir que bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinjam válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração. Pacientes portadores ou com predisposição a problemas no coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene diária.

Parto prematuro

A elevação hormonal durante a gestação deixa as gengivas das mulheres grávidas mais suscetíveis a inflamações. Como muitas gestantes também têm dificuldades para manter uma higienização adequada, devido às náuseas e enjoos, há um risco maior delas desenvolverem doenças periodontais.

Gestantes com doenças periodontais correm mais riscos de terem um parto prematuro (antes de 37 semanas de gestação), e de seus bebês apresentarem baixo peso ao nascer.

Acredita-se que as infecções causadas pelas bactérias bucais estimulem as contrações uterinas e a dilatação do colo do útero, antecipando o trabalho de parto.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York apontou que a bactéria actinomyces pode antecipar em dois dias o parto e reduzir em 60 gramas o peso do bebê quando aumenta sua concentração na corrente sanguínea materna em dez vezes.

Impotência

Homens com inflamações nas gengivas têm três vezes mais chances de terem problemas de ereção que aqueles com gengivas saudáveis. O motivo do problema é a migração das bactérias bucais para as veias que irrigam o pênis, formando placas bacterianas que as entopem, dificultando a ereção.

Câncer

O câncer de boca pode surgir a partir de uma má higiene bucal, mas também por resíduos que se acumulam em dentes fraturados com bordas cortantes ou próteses dentárias mal adaptadas. Os sintomas aparecem através de feridas ou úlceras na boca, muitas vezes parecidas com aftas. O aparecimento de muitas aftas de forma constante e com uma cura demorada deve ser um alerta para a procura por um profissional da odontologia.