PUBLICIDADE

Miriam Freitas

Miriam Freitas: VALENÇA “PRINCESINHA DA SERRA E CONSERVATÓRIA “A CIDADE DAS SERESTAS” ESTADO DO RJ

Catedral De Nossa Senhora Da Glória 

Valença é um município brasileiro localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. Está a uma altitude de 560 metros. Foi fundado em 29 de setembro de 1823, às margens do Paraíba do Sul. I

Desde o século XIX, Valença reúne grandes riquezas. Dos áureos tempos do café, a cidade mantém suas tradições, suas festas, seus costumes. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, os sobrados históricos e os detalhes arquitetônicos das inúmeras fazendas do ciclo do café reverenciam seu passado de nobreza. 

Valença tem um povo educado, alegre, obreiro e atuante, que se expressa, também, através de manifestações culturais e artísticas.

 

Não tive muito tempo na cidade, porém garanto que existe toda uma enorme bagagem de cultura e beleza em cada pedacinho dos locais visitados. São vários pontos turísticos onde grupos passam parte do dia envolvidos em conhecer sobre os belos locais  e histórias incríveis  de prêmios mundiais ganhos para a cidade de Valença. Além de mirantes com por do sol deslumbrante.

ALGUMAS DICAS DE PASSEIO:

FAZENDA IMPERIAL- DUVALE QUEIJOS

 Rodrigo Do Vale Nogueira-Empresário 

“Produtos artesanais feito a mão” 

A Fazenda Imperatriz se destaca ao receber turistas de todo Brasil que são recepcionados pelo anfitrião e proprietário Rodrigo Do Vale Nogueira e sua família. Um café e uma linda mesa de degustação dos queijos e doces artesanais feitos na própria Fazenda são servidos.  Logo após é apresentado um pouco da história e um passeio onde o som de um berrante surge e o gado vem um a um para serem alimentados. Muito lindo!

E mais tarde é servido um almoço feito no fogão a lenha. Uma comida deliciosa e caseira, tive o privilégio de participar desse dia especial.

Queijos artesanais

Objetivo, resgatar a paixão e  a cultura familiar que  vem desde 1920 com a produção de queijos em Valença, com receitas do meu tataravô e do queijo parmesão que ele(tataravô) já produzia” relata Rodrigo 

O mesmo queijo (pérola) foi premiado no mundial com medalha de prata e certificado pela Onaf. 

Uma paixão que se estende de geração em geração” 

@duvalequeijos- Instagram 

Mirante do Cruzeiro, local turístico,

de lá você consegue ver toda a cidade de Valença, excelente para fotos

  MONUMENTO PAULO DE FRONTIN

Praça- Centro de Valença 

A praça fica bem no centro da cidade, ótimo para caminhadas, encontrar amigos ou simplesmente sentar e ler um livro.

SERRA DA BELEZA

A Serra da Beleza fica próxima a Conservatória, distrito de Valença, e Santa Isabel. O lugar fica praticamente na fronteira com Minas Gerais, e por conta disso, recebeu muita influência do estado mineiro na sua cultura e arquitetura.

O que torna a Serra da Beleza um destino muito conhecido são as paisagens das montanhas em formato de ondas, e também a sua fama sobre a presença de OVNIS, o que faz a cidade ser procurada por pesquisadores do mundo todo.

AÇUDE DA CONCÓRDIA 

O Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia foi construído por volta de 1890, nos tempos do Barão de Santa Mônica. Foi enquadrado em 1990 como Área de Preservação Permanente.

O Açude da Concórdia é deslumbrante e muito grande. Sua volta completa dá aproximadamente uns 4 km.

No local você irá encontrar vários atrativos, como; camping, canoagem, trilhas, escalada, churrasqueiras entre outros..

SERRA DOS MASCATES

Serra dos Mascates é formada por um Morro, com altitude média de 432 metros. O acesso até o topo é feito por uma estrada com trechos pavimentados. A vegetação é formada por pastos e parte por floresta. Do alto, onde estão as torres de TV e telefone, a visão é deslumbrante: vales e morros totalmente verdes, numa imensidão sem fim, formando um verdadeiro mar de morros e procurado por aqueles que curtem voar de  parapente 

GASTRONOMIA EM VALENÇA-RJ

GELÉIAS VALENCIANO- Comece o dia já saboreando no seu café da manhã às geleias artesanais  Valencianas, no pão , na torrada, no queijo…

Sem conservantes, sem corantes ou estabilizantes, feitas com muito amor! São vários sabores do doce até a geleia de abacaxi com pimenta. Eu provei e recomendo! Saborosas!  Às geleias valencianas já ocupam destaque nas pousadas, Fazendas e variadas lojas do local.

Heberson e Mônica @geleiasvalenciana-instagram

RESTAURANTE VISCONDE (Restaurante Italiano)

O restaurante fica bem no Centro da cidade de Valença, é bem aconchegante trazendo para Valença o menu italiano, além do brasileiro. Os  proprietários Pino Pesco(italiano) e sua esposa Carla de Almeida(brasileira) fazem questão de um bom atendimento e um cardápio impecável! Sempre lotado, o restaurante também  possui um espaço do lado de fora com mesinhas onde a galera curte aperitivos ou um bom jantar. Além de excelentes vinhos e cerveja artesanal.

Vale a pena conhecer!

@restaurantevisconde -instagram

 

PESQUEIRO DO VITINHO

O local é simplesmente encantador, ponto turístico, lá você poderá pescar e levar toda família para saborear pratos deliciosos e curtir a natureza. Eu recomendo, estive e adorei!

Equipe 1000

Curte cookie?

@omeninodoscookies

Jardim de cima- deliciosos!

CONSERVATÓRIA -RJ

Capital da Serenata

Locomotiva- tradição do Vilarejo

Todos os fins de semana em Conservatória, a capital brasileira da serenata, presenteia moradores e visitantes com uma tradição que se estende por 140 anos. Serenata e música boa.

Túnel que chora

Além da programação musical, Conservatória tem atrações históricas e culturais, restaurantes  e as belezas do Vale do Café.

MALU- STUDIO  GASTRONÔMICO 

Gostaria de deixar registrado nosso prato do festival Gastronômico Delícias do Vale do Café, onde fomos premiados” Uma receita do meu Bisavô, conhecido como Tio Mané” Willian Telemaco proprietário e Chef do Malu

O restaurante fica em Conservatória, super charmoso e com um cardápio todo preparado pelo Chef e proprietário Willian Telemaco que semanalmente traz um menu diferenciado com entrada, prato principal e sobremesa. Vale a pena conhecer!

Todos os fins de semana o restaurante abre para receber o público.

Parabéns pelo prêmio!

@maluestudiogastronomico- Instagram

Meu agradecimento a esses locais fantásticos que eu visitei!! Super indico!!!

@armazem.o

@bistrodopoeta

@serenata.lá

Por: Míriam Freitas 

Colunista Social