PUBLICIDADE

Miriam Freitas

As filmagens foram realizadas em Santana do Livramento e Rivera e    Montevideo 

O longa “Blanca e Seus Universos” (Blanca y sus Universos), uma coprodução Uruguai/Brasil, produzido pela Opará Cultural com a produção executiva de Paola Mallmann e Beto Rodrigues com Regi[on Cinema, produtora uruguaia, concluiu suas filmagens realizadas em Santana do Livramento, Rivera e em Montevidéo. 

O projeto de filme, efetivamente de fronteira, entrelaça as identidades dos dois países, sendo rodado quase todo nas cidades de Rivera e Santana do Livramento, que constituem uma “fronteira seca” no sul do Brasil com o Uruguai. É bastante comum ouvir palavras nessa região que mesclam o português com o espanhol, o que já se convencionou chamar de “portunhol” e muitos de seus moradores se consideram doble chapa, por exercerem as duas nacionalidades em um entrelaçamento de culturas muito singular. Drama e humor se mesclam nesse cenário transfronteiriço, onde os universos sociais, sentimentais e imaginários de Blanca se entrecruzam e ela certamente não voltará a mesma pessoa à Montevideo. 

Sinopse

Blanca é obcecada por eficiência e produtividade. Ela é uma profissional de sucesso na indústria TECH. A Páscoa marca o 10º aniversário da morte de seu pai. Ela está convencida de que há coisas na vida que não podem ser superadas, apenas se arrastam até deixarem de senti-las e é melhor assim.

Sua avó, de 82 anos, mora em Rivera, na fronteira com o Brasil, cidade natal de Blanca. ela avisa a neta que está morrendo, pois sabe que é a única maneira de trazer a neta de volta e reunir a família. Em Rivera, Blanca terá que lidar com o passado que tentou deixar para trás e com o presente que não a satisfaz. Além da extensa agenda de atividades católicas que a avó prepara, este momento também pode ser um ponto de virada para alguém que precisa mudar. 

Esteban, personagem do Roberto Birindelli, é o tio de Blanca, filho de Norma, a avó e matriarca da família. Ele é casado com Rosa, mas diferente do irmão Felipe, não teve filhos e segue cuidando dos negócios e da família.

 *Ficha Técnica*

Roteiro e direção: Juan Manuel Solé

 Produção executiva: Josefina Recchia, Paola Mallmann e Beto Rodrigues.

Direção de fotografia: Alejandro Rocchi

Direção de arte: Eduardo Antunes

Técnico de som: Juan Quintáns 

Atores brasileiros do elenco: Maristela Resh, Maria Ceiça, Luis Franke, Eduardo Giovanella, Lutti Pereira 

O projeto Blanca y sus Universos, é uma coprodução Uruguai/Brasil, da Región Cinema e Opará Cultural, por parte do Brasil, realizado pela Lei Paulo Gustavo, via edital da secretaria de Estado da Cultura e conta com outros fundos como o próprio Ibermedia.

Por: Míriam Freitas