PUBLICIDADE

2.0 - DOSSIÊ

15 coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam

Você até não pode ter isso em mente em primeiro lugar quando está com seu filho, mas com certeza já se pegou sem criatividade para interagir com ele ao mesmo tempo que gostaria de passar memoráveis instantes juntos.

O livro “101 coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam”, de Roberta Faria, tem dupla missão: incentivar a brincadeira entre os leitores e contribuir para a educação pública do Brasil, pois o lucro será destinado ao Instituto Ayrton Senna, que se dedica a qualificar o ensino público.

– O livro é uma ótima opção para pais que buscam atividades reunidas de afeto e diversão ao lado de seus filhos e, desta forma, fortalece a ideia de que toda criança merece brincar e ser feliz – afirma a diretora de marketing da PBKids, Flávia Drummond.

Roberta Faria é uma das fundadoras da Editora MOL, empresa de comunicação que se dedica 100% ao que chama de projetos socioeditoriais. Em dez anos, os projetos criados pela MOL já destinaram cerca de R$ 20 milhões para mais de 30 ONGs.

O livro, à venda na rede de lojas infantis PBKids Brinquedos, custa R$ 6,50, e serve como guia de brincadeiras para crianças e toda a família.

Mas que isso, seu objetivo é incentivar o tempo junto, o convívio afetivo e os vínculos entre pais e filhos, construindo uma base emocional e ajudando a criança a se desenvolver de forma saudável.

“Quando você tem crianças pequenas, todos te dizem: ‘aproveita, passa tão rápido’. E a gente nem sempre acredita. De um lado, há muitos momentos intermináveis – as noites sem dormir, as broncas para comer, as pirraças no meio das compras, a milésima vez assistindo ao mesmo vídeo, as brigas no banco de trás do carro (…). De outro, o tempo parece mesmo correr depressa – mas não porque estamos aproveitando tanto que nem reparamos no relógio. A sensação é mais de que estamos deixando-o escapar.”, diz Roberta no prefácio do livro, que dedica o livro à suas filhas.

E só para você ter um aperitivo do que poderá encontrar no livro, segue algumas ideias para inspirar. Elas são simples, não requerem quase nada, você pode fazer no seu cotidiano, mas são muito divertidas.

1. Gravem vídeos se entrevistando, como se fosse um programa de TV.

2. Façam a carteirinha da biblioteca. E passem tardes descobrindo tesouros escondidos nas estantes.

3. Leve as crianças para conhecer o lugar onde você cresceu. E revivam juntos a sua infância.

4. Marquem na agenda: todos os anos, tirem uma foto no mesmo dia, no mesmo lugar, na mesma pose.

5. Pulem em família um baile de carnaval com fantasias e marchinhas.

6. Decorem algo absurdo que ninguém mais sabe – como todas as capitais do mundo ou os nomes dos dinossauros.

7. Filosofem mais. Conversem sobre temas do mundo ‘adulto’ e surpreenda-se com a sabedoria das crianças.

8. Na lua cheia, organizem um luau com violão, fogueira e cantoria.

9. Andem pela rua fantasiados. Para que as crianças pensem que podem ser o quiserem – e não importa o que os outros pensem.

10. Escrevam cartas para o seu ‘eu’ do futuro, e guardem para ler daqui a vinte anos.

11. Tracem juntos a árvore da família, e contem as histórias dos que vieram antes de vocês.

12. Ouça uma orquestra tocando ao vivo e tentem descobrir o som de cada instrumento.

13. Visitem a feira e tentem descobrir o novo e o gosto de todas as frutas.

14. Aprendam acrobacias. Como virar estrela, fazer ponte e parada de mão.

15. Criem uma tradição. Que tal toda terça à noite é dia de hambúrguer e jogos de tabuleiro?

As informações são do Pai Moderno.