4.0 - MANUAL

4 sinais que indicam a chegada da primeira menstruação

A primeira menstruação, também conhecida como menarca, pode acontecer entre os 9 e os 16 anos e marca o termino da infância e o começo da vida adulta das mulheres. Apesar de ser impossível saber a data exata que a menina vai menstruar, o corpo começa a dar alguns indícios de que a experiência virá em breve.

Abaixo, listamos quatro sinais que podem indicar a vinda da menstruação pela primeira vez. Confira:

Corrimentos – Um sinal que deve ser acompanhado com cuidado é o corrimento, que pode ser esbranquiçado ou amarelado. Normalmente surge 6 meses antes de ocorrer a primeira menstruação. Apesar de comum, é necessário consultar um ginecologista desde a primeira menstruação, ou antes mesmo dela, para entender melhor como o corpo funciona nesse período e o que se deve fazer.

Aparecimento de acne – As espinhas podem ser um sinal de que a menstruação está chegando, pois no período pré-menstrual há maior produção de hormônios, que intensifica a produção das glândulas sebáceas.

Cólica – Dentre os sintomas que mais caracterizam o período menstrual está a cólica. Embora a maioria das meninas não sinta dor na primeira menstruação, muitas podem sentir dor abdominal, que pode estar acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça e dor nas pernas.

Aumento dos seios e do quadril – O desenvolvimento dessas partes do copo são bons indícios de que a primeira menstruação se aproxima. Geralmente os seios e o quadril começam a crescer por volta dos 10/11 anos e, ao mesmo tempo, acontece também o surgimento de pelos na região íntima.

 

Informações: Ladysoft
Foto: Pixabay