A dança proporciona inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar de seus praticantes. É divertida por ser um exercício lúdico e prazeroso, auxiliar na perda de peso, no fortalecimento de membros superiores e inferiores e ainda melhorar o alongamento, a concentração, a memória e a postura do indivíduo. Com o objetivo de reinventar o tradicional método de ensino no setor, o Ballet Blend lança cursos à distância em formato de videoaulas.
A ideia surgiu com a criadora do método, a educadora física e bailarina Anninha Martins, que enxergou na crise econômica uma oportunidade para o mercado: as pessoas que buscam opções de exercícios com preços mais em conta, sem deixar de lado a qualidade das aulas. Elas também optam pela praticidade, pela flexibilidade de horários, pela otimização do tempo e pelo conforto ao praticar atividades que possam ser feitas em sua própria residência. Assim, seguindo as tendências de um mundo cada vez mais conectado, o Ballet Blend surge como um dos primeiros cursos de dança que propõem aulas online.
Apesar de ser uma videoaula, Anninha explica que a dança, como qualquer outra atividade física, está suscetível a lesões e por isso é necessário ter cautela ao fazer treinos e aulas sem o acompanhamento de um educador físico e/ou professor. “No caso do Ballet Blend, optamos por fazer as gravações acompanhadas de explicações e recomendações, além de uma apostila complementar com a base teórica dos passos, com o objetivo de direcionar corretamente a execução dos movimentos”.
O método mescla os princípios do balé com a ginástica localizada coreografada. Um dos objetivos do Ballet Blend é estimular a prática Wellness, que apesar de englobar o condicionamento físico como segundo plano, trabalha outras perspectivas para que haja o equilíbrio entre a mente e o corpo, visando à qualidade de vida e o bem-estar. Um aluno pode queimar entre 300 e 500 calorias em até uma hora de aula, de acordo com as diferenças individuais de cada um, mas o que chama a atenção do público para conhecer o método é a delicadeza, a fluidez e a musicalidade, provenientes do balé.
“As aulas não são circuitadas, mas sim estruturadas como em uma aula de clássico; isso possibilita a progressão dos movimentos e das sequências elaboradas. Por exemplo, a aula é coreografada o tempo todo, seja para os membros inferiores, os primeiros a serem trabalhados, ou para os membros superiores, abdômen, glúteos e adutores, respeitando as capacidades físicas e os princípios de treinamento”, explica a Anninha.
As aulas virtuais acontecem em parceria com o Namu Cursos, primeira plataforma de cursos online voltada para uma vida equilibrada. Anninha Martins também oferece aulas presenciais do método Ballet Blend no Estúdio Anacã, em São Paulo.