
O ensaio lírico a Santos Dumont ‘Na Anatomia Oca Dos Pássaros’ entrará em cartaz em São Paulo nesta semana. O espetáculo será exibido na Oficina Cultural Oswald de Andrade, nos dias 1 e 2 e 3 de agosto, e no Teatro Arthur de Azevedo, dias 13 e 20.
Mais do que sua biografia e obra, este espetáculo é um convite ao espectador, na forma de um ensaio poético, a adentrar a alma de Santos Dumont, e vislumbrar ali arquétipos que dizem respeito ao ser humano contemporâneo.
‘Na Anatomia Oca dos Pássaros’ – ensaio lírico a Santos Dumont é o novo projeto da Cia Terranova, radicada em São Paulo. Trata-se de um espetáculo multidisciplinar que se potencializa na interface entre o teatro, a música e a arte coreográfica da euritmia. Dino Bernardi assina texto, concepção e direção cênica desta encenação.
A composição musical é de Marcelo S. Petraglia, e tem Saulo Camargo na percussão e Luis Antonio Ramoska no fagote. O ator Vitor Placca integra a coreografia e contracena com a euritmia de Marília Barreto e Renate Nisch, euritmistas reconhecidas nacional e internacionalmente.
Sinopse
O espetáculo traz à cena o grande personagem da História do Brasil e mundial – Alberto Santos Dumont. Na fusão de texto e dramaturgia com composições musicais temáticas, executadas ao vivo, envolvidos pela coreografia insólita da euritmia, esta produção foca o drama existencial de Santos Dumont, entre o sonho e a obstinação, entre conquistas e perdas, e toca as questões centrais da resiliência e da confiança numa dimensão maior da biografia humana.
Elenco
Interpretado pelo ator Vitor Placca, Na anatomia oca dos pássaros… expande seu voo às paragens mais internas da alma humana através da coreografia inédita realizada pelas euritmistas Marília Barreto e Renate Nisch. Texto e dramaturgia de Dino Bernardi e Fernando Aveiro ganham expressão plena através da inusitada composição musical de Marcelo S. Petraglia para gongos, tambores, fagote e metalofone, expressa ao vivo na percussão performática de Saulo Camargo, entrelaçada pelo lamento expressivo do fagote de Luis Antonio Ramoska. Tudo isto ampliado pelos figurinos diáfanos de Dino Bernardi, pelo cenário de Cesar Rezende, e pelos espaços pintados no light design de Tomate Saraiva. Quem orquestra a obra é o multiartista Dino Bernardi, que assina a concepção e direção deste poema cênico.
Serviço
Oficina Cultural
Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 Bom Retiro São Paulo
Dias 1º e 2 de agosto, às 20 horas
Dia 3, às 18 horas
Teatro Arthur de
Azevedo
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 Mooca São Paulo
Dias 13 e 20 de agosto, às 21 horas
Censura 14 anos
Entrada Franca
FICHA TÉCNICA
Duração: 60 minutos.
Recomendação: 14 anos
Gênero: drama
Texto e Dramaturgia: Dino Bernardi e Fernando Aveiro
Direção Cênica, Figurino e Cenário: Dino Bernardi
Direção Artística: Marília Barreto
Coreografia e Euritmia: Marília Barreto e Renate Nisch
Atuação: Vitor Placca
Fagote: Luis Antonio Ramoska
Percussão: Saulo Camargo
Composição e Direção Musical: Marcelo S. Petraglia
Cenotecnia: Cesar Rezende
Adereços: Denise Seignemartin
Light Design: Tomate Saraiva
Operação de Luz: Claudio Brandão
Assistente de Iluminação: Laura Porto
Confecção Figurinos: Cleusa Silva
Fotografia: Rogerio Abbamonte
Filmagem: Novas Imagens – Gabriel Lehto
Design Gráfico: Green Comunicações
Programação Visual: Lucia Barretti
Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação
Produção: João Carlos Villela
Direção de Produção: Marília Barreto
Realização: TERRANOVA Cultura & Transformação