PUBLICIDADE

5.0 - ESTILO DE VIDAviagem

Roteiro cultural: os museus de moda pelo mundo

Moda é cultura! Ao redor do mundo muitos museus celebram e contam a história da moda. Caso esteja perto ou vá para alguns das cidades abaixo, é um ótimo passeio.

Musée Galliera, Paris

P1030819_Paris_XVI_square_Brignole-Galliera_musée_Galliera_rwk

Paris é a capital da moda, e para saber mais sobre o assunto, a dica é ir até o Galliera, que foi inaugurado na década de 1920 a partir das doações do colecionador Maurice Leloir. O acervo doado consistia em 2 mil peças e acessórios. Esse número hoje é bem maior, com mais de 100 mil modelos.

O Galliera tem uma diversidade em suas peças, que passam tanto da alta costura ao e prêt-à-porter. A história está presente no museu, que tem uma das maiores coleções do século 18.

Bunka Gakuen Costume Museum, Tóquio

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

O museu foi inaugurado em 1979 com um acervo destinado a peças de roupas ocidentais, principalmente européias. Mas após a Segunda Guerra Mundial o local recebeu doações do sul e sudeste asiáticos, com isso, o objetivo no Bunka mudou, tornando-se referência em peças étnicas.

Victoria & Albert Museum, Inglaterra

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

A evolução das vestimentas femininas podem ser encontradas neste museu. Há uma exposição temporária que conta a história das roupas intimas e a relação com a moda do dia a dia e da alta costura.

Metropolitan Museum of Art, Nova York

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

O Anna Wintour Costume Center conta com 35 mil peças, entre roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis. Ao visitante há dois tours que ocorrem durante todo o ano, o Fashion in Art e Costume: the art of dress.

 

 

 

PUBLICIDADE