motivacional

Tinta inseticida: do Rio e de Pernambuco à África

Prefeitura de Jaboatão Guararapes  – Créditos: Chico Bezerra

Usado como ferramenta de combate a insetos transmissores de doenças, o produto é adotado em comunidades africanas e tem eficácia comprovada de até dois anos

Com a crescente ocorrência de epidemias como a da dengue, que recentemente atingiu o Brasil, a prevenção é uma estratégia necessária. E a tinta inseticida tem se mostrado uma ferramenta eficaz no combate a insetos transmissores de pragas, como o Aedes Aegypt (transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya), o Aedes Anopheles (transmissor da Malária) e o barbeiro (transmissor da Doença de Chagas), entre outros.  Aprovado pela Anvisa e já utilizado em mais de 100 países, a tecnologia Inesfly tem sido aplicada em espaços públicos, como escolas em Duque de Caxias (RJ) e em Cajamar (SP), assim como em comunidades de Cidade da Praia, em Cabo Verde, na África.

Durante os últimos meses de maio e junho, a ação social Tintaedes, realizou pintura em 300 casas dos bairros de Várzea e Tira Chapéu, no continente africano, utilizando a Carbapaint 10, comercializada no Brasil pela Inesflly. Moradores relataram posteriormente, às equipes responsáveis pela execução do projeto, que a pintura está sendo um sucesso. Eles confirmaram a ausência não só de mosquitos, mas também de outros insetos nas suas moradias. 

“A tinta não é um repelente, ela MATA o mosquito que pousa na superfície pintada. É indicada para residências, escolas, hospitais, prédios públicos, enfim, em todos os locais que possam ser propícios à transmissão.  Após cerca de dois anos, basta reaplicar o produto, que não apresenta toxicidade para pessoas nem animais”, afirma Luiz Rolim, CEO da Saúde Mais/Inesfly Brasil.

A tinta foi criada pela renomada cientista espanhola Dra. Pilar Mateo, e tem sido utilizada em vários estados do Brasil para eliminar, além do Aedes, o borrachudo e insetos causadores de doenças como malária, Doença de Chagas e leishmaniose, entre outras. É necessário ressaltar que esta tecnologia é voltada para o controle de vetores, que são os mosquitos transmissores de enfermidades endêmicas.

Testes realizados em maio de 2020 pelo Governo do Distrito Federal, onde registrou-se mais de 50 mil casos de dengue ano passado, concluíram que os efeitos da Tinta Inseticida Inesfly Carbapaint 10 tem eficácia residual, ou seja, duram por pelo menos dois anos, com índice de mais de 92% de mortalidade de insetos.