PUBLICIDADE

tendência

Você sabe o que é Upcycling? Venha conhecer a mais nova moda mundial

Por Francis Saliba

O significado da palavra Upcycling em inglês é reutilização, você se lembra daquele vestido de festa que já foi reformado pela costureira? Aquela jaqueta jeans que virou colete? Sim, sou dessas que assiste filme com agulha e linha na mão tentando consertar e salvar as peças. Ainda mais em tempos de crise, nessa gangorra financeira que nos faz refletir sobre o consumo (assunto complexo, que fica pra próxima). Meu mantra diário é: Preciso mesmo desta peça? Onde e quando irei usar? Momento no qual me lembro de tanta coisa no guarda-roupa e de que forma posso recuperar dar uma melhorada, um UP no look, isso também porque adoro doar e repassar.

Sempre fui estudiosa do tema ambiental, e a premissa básica é que os recursos são finitos, compartilhamos a mesma casa, a nossa fonte de água e alimento é a mesma, precisamos pensar nos residuos gerados, no desperdicio e acima de tudo na saúde coletiva, que todos estejam saudáveis. A moda faz parte disso, é uma forma de expressão, muito importante em nossa vida, até mesmo quem finge não se importar, ou a pessoa super fiel a um estilo quer passar alguma mensagem por meio do seu visual,que pode variar muito de acordo com a epóca da vida, mais formal para entrar no mercado de trabalho ou low profile.

Mas você sabia que a indústria da moda é uma das mais poluentes? Com alto consumo de água e recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa, principalmente no transporte de mercadorias. Desconfie do Fast Fashion (peças baratinhas, com materiais nada sustentáveis, ou de marcas que se beneficiam do trabalho escravo). Peço que somente reflita e pense antes de comprar: De que forma posso contribuir com o planeta?

*Francis Saliba é ecóloga, antenada em sustentabilidade e professora de Meio Ambiente

PUBLICIDADE