PUBLICIDADE

6.0 - DIVERSÃO

5 dicas para a melhorar a alimentação

O ditado “você é o que você come” nunca esteve fora de moda. Se você se alimenta com algo nutritivo, estará bem nutrido. Mas, se o seu cardápio diário for rico em produtos industrializados e pobre em alimentos naturais, aí a coisa fica feia para seu lado.

Adotar uma alimentação mais saudável não acontece do dia para a noite. Em geral, esse é um processo mais gradual, com novos hábitos positivos em relação ao cardápio. Incluir fibras na dieta, mastigar sem pressa e abolir o refrigerante na alimentação são algumas atitudes que já representam uma rotina alimentar mais saudável.

Salada

Inclua fibras na sua dieta As fibras nunca saem do radar dos nutricionistas. São famosas por ajudar nosso intestino a trabalhar direito e ainda auxiliam na prevenção e tratamento de doenças do coração e diabetes, além de ajudar no controle do colesterol e até a emagrecer, uma vez que seu consumo oferece uma sensação de saciedade.

Mastigue sem pressa —Na correria do dia, empurramos goela abaixo os alimentos sem nos preocuparmos em mastigá-los corretamente. Só que se alimentar às pressas provoca a formação de gases e causa menor absorção dos nutrientes. Consequentemente, você sente fome mais rápido, come algo e aí surgem os quilos a mais. Mastigar corretamente ajuda nossa digestão e aumenta a sensação de saciedade.

Encha seu prato de cores —Sabe aquela parte das saladas do buffet que você passa direto todo dia? Pois é: aproveite! Um prato cheio de verduras e legumes é a garantia de que você fez uma refeição nutritiva com boa parte das vitaminas de que seu corpo precisa. A ideia não é montar um prato com apenas arroz, feijão e carne, mas variar: metade do prato para o que você costuma comer, metade para vegetais e folhas, alimentos ricos em vitaminas e fibras.

Faça da refeição um evento exclusivo —Procure evitar se alimentar enquanto conversa com seu amigo. É algo difícil, uma vez que amigos e amigas do trabalho saem para almoçar juntos. Mas tente falar o mínimo. A explicação é simples: ao conversamos muito durante as refeições, acabamos ingerindo muito ar, que pode causar dor e desconforto e dificultar a digestão. Para quem não quer desenvolver problemas gástricos, essa é uma recomendação importante.

Refrigerante é um vilão —O refrigerante é companhia presente durante a refeição, mas não se engane: o consumo diário não é bom para a saúde e o valor nutricional é nulo. Para você ter ideia, uma lata de refrigerante possui, em média, 10 colheres de chá de açúcar, o que equivale a aproximadamente 37g.

PUBLICIDADE