Aos 25 anos, Malu Falangola, é uma das atrizes da sua geração que tem se destacado pelo talento e o desafio em seus papéis.

Ela, que é nascida em Recife, Pernambuco, começou a sua carreira aos 17 anos. Além de carregar a arte em seu DNA, como vocês poderão conferir na entrevista a seguir, a bela já atuou em produções da Rede Globo, e hoje, faz um papel polêmico em Amor Sem Igual, novela da Rede Record, onde interpreta a garota de programa Ioná.
Leia o bate-papo que tivemos com ela.
Malu, você nasceu em Recife. É bisneta do cineasta italiano Ugo Falangola, fundador da primeira empresa cinematográfica do Nordeste, a Pernambuco Film. Acredita que, de certa forma, isso a influenciou em seguir a carreira de atriz, já que, em 2012, com 17 anos, você mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar teatro?
Não houve essa influência direta porque não tive a oportunidade de conhecê-lo e nenhum familiar seguiu na área. Convivi com sua filha, Adriana Falangola, minha tia avó, que participava de seus filmes quando criança, sendo assim, atriz na época do cinema mudo. Mas, profissionalmente ou não, toda minha família tem uma veia artística muito presente que com certeza tive herança e escolhi levar à diante e colocar em prática.
De lá para cá, você já atuou em algumas novelas da Globo, e atualmente, está em Amor Sem Igual, da Rede Record. Até antes desta novela, qual foi o trabalho que mais lhe marcou?
Sem dúvida, a Sula de Malhação – Pro Dia Nascer Feliz. Até hoje, mais de 4 anos depois, pessoas ainda me chamam pelo nome da personagem na rua e comentam que amava a personagem. Eu acho incrível o carinho e a projeção que um trabalho pode dar a sua carreira.
Em seu folhetim atual, interpreta a personagem Ioná, uma garota de programa. Como foi o laboratório para construí-la? Conheceu meninas que vivem esta realidade?
Foi divertido e com desafios. Fiz aulas de stiletto e treinei tecido acrobático, duas atividades que nunca havia praticado. A relação com a personalidade da Ioná foi mais difícil pois ela é egoísta, invejosa, afronta todo mundo, é uma personagem densa e bem diferente das que já fiz. Ela ainda é uma construção diária, não dá pra parar de transformar uma personagem dentro de uma obra aberta. Vou construindo até o último capítulo!
A personagem é dona de uma personalidade forte e super ambiciosa. Ela é considerada uma vilã, por exemplo?
Sim. O público já diz e a vilania, mesmo sendo discreta, tem seu lugar no caminho dela.
Você chegou a interpretar uma prostituta em “Amorteamo” (Rede Globo – 2015). A Rose vivia nos anos 20. Há muitas diferenças entre ela e a Ioná. Como foi a preparação para interpretá-la?
Foi uma personagem que me apresentou o mundo televisivo. Na época foi um trabalho rápido, mas que me desafiava muito pois era um estúdio enorme com vários efeitos especiais. Assisti filmes do Tim Burton para a preparação na época.
O que o público pode esperar de Ioná para os próximos capítulos? Poderia nos dar algum spoiler?
Teremos muita ação nos próximos capítulos! Tem spoiler melhor? (risos)
Como alguns já sabem, na trama estão organizando um assalto a um hotel de luxo e Ioná, que não quer descanso, não admite estar fora de nada! Ela não vai deixar passar batido… aí vocês já sabem!
É comum que o público lhe aborde quanto a esta personagem? Dentro e fora das redes sociais, como sente esta resposta?
Sim!! Recebo muitas mensagens de uma galera nova. Algumas pessoas na rua que amam a novela sempre dão bronca na Ioná. pra mim essa reação é novidade, mas eu me divirto!
Sempre falam das diferenças entre fazer novela, cinema e teatro. Mas… e quando se trata das séries? O que mais diferencia?
Depende do tipo de série. Acho que série tem uma liberdade de temas, igual a filme, então se torna um cinema em grande escala.
Você é vaidosa? Como é a sua rotina de beleza? Cuida da alimentação?
Sou vaidosa, porém com muita liberdade. Não fico presa a nenhum tipo de padrão, nem mesmo cuidados específicos. Gosto de me sentir bem! Tem dias que corro, outros malho, faço alguns tratamentos de massagens… Em outros, eu mesma quero me cuidar, faço máscaras faciais, cuido das unhas. Sei fazer tudo!
Além da novela, que já deve lhe ocupar muito tempo, tem algum outro plano profissional para este ano?
Agora com a novela chegando ao fim, já estou com a cabeça a mil para iniciar algum projeto meu antes de voltar a TV. Uso esses intervalos para produzir. Quando estiver mais concretizado, eu vou avisar!