PUBLICIDADE

motivacional

A quem você alimenta? Seu medo ou sua coragem?

COLUNA REFLEXÃO
Por Carla Brandão


Se você parar um minuto e refletir sobre os momentos em que você obteve sucesso, faz um esforço para relembrar o que te fez chegar até lá. Posso te garantir que foi uma decisão. Sim, se existe um segredo para o sucesso, ele se resume à quantidade de vontade adicionada à ação.
Costumo explicar que não adianta mesmo pensar positivo. Esqueça isso. Se resolver ter uma vida mais focada no positivo, é melhor começar a selecionar o que coloca para dentro da sua mente. Que tipo de alimento está dando para que dali saiam ações para virar sua realidade.
Pesquisa produzida na Universidade de Harvard e divulgada na revista Science constatou que a mente que não tem foco no momento presente e é, portanto, uma mente dispersa, é uma mente infeliz. Em suma, o pensar positivo tem que vir acompanhado de vida, de agora, de presença.
Quantas vezes você se flagra divagando e pensando coisas que não levarão você a lugar nenhum. Faz uma análise do perfil de algumas pessoas de sucesso e reparará que elas apresentam um perfil muito parecido, apesar das personalidades diferentes. Sucesso não se resume à riqueza. Sucesso é um atributo de quem faz a diferença, com felicidade. Certamente sua constatação será que todas eram muito focadas.
Então, comece a refazer a estrutura da sua rotina, para que você controle essa tendência líquida de estar não estando. Acredite que seus sonhos não se realizam sem que você deseje, que você pense positivo, que você esteja presente no agora.
Feito isso, comece a sintonizar com o que você quer. O nosso costume é fazer exatamente o contrário. Reclamamos e dizemos aos quatro ventos o que não queremos. Só que nunca lhe avisaram que essa atitude não resolve. Reclamar é clamar mais do mesmo. E o nosso cérebro não reconhece a palavra NÃO e assimila exatamente o que vem na sequência. Um exemplo: Não quero lembrar do fusca do meu pai. O que vem à mente, imediatamente, é a imagem do fusca do pai. Percebe? Por que nunca nos contaram isso e só agora você terá que reformular o vocabulário usado há anos?
Uma técnica chamada de Programação Neurolinguística (PNL) decodificou essa e outras armadilhas. Ela foi criada pelo psicólogo Richard Bandler e pelo linguista John Grincer e trazida dos Estados Unidos para o Brasil na década de 1980. A PNL nos ensinou que é possível interferir nos nossos padrões de comportamento usando a linguagem. Depois, vieram diversos estudos sobre reprogramação da mente através das palavras. Um aprendizado dessa ferramenta consiste em colocar o tempo verbal do que se quer no presente, como se a ação já estivesse em curso. Como eu já disse, pensar sem agir não funciona. As palavras já vão fazendo o papel delas dentro da sua mente. Arrisca!

Até agora, você se recordou de um momento de sucesso, lembrou do que sentiu antes do feito. Buscou referência de pessoas bem-sucedidas e constatou o que disse acima: essas pessoas vivem em comum acordo com o agora, são focadas. De forma instintiva ou não, essas pessoas agregam o pensar, o sentir e o agir. Se um está dissociado do outro, desanda o bolo.

Por que então algo que é natural se torna tão complicado? Em tese, se você reparar, a natureza funciona exatamente assim: as flores se abrem na primavera, as folhas caem no outono, os frutos amadurecem a seu tempo e com isso tudo funciona no momento certo. Busquemos o fluxo natural das coisas e a vida passa a fluir. Faz um teste!
Quando acordamos para essa sequência lógica, as coisas adquirem outro sentido. Precisamos estar tranquilos para percebermos o que acontece a nossa volta. E fazemos exatamente o contrário e rimos dos que conseguem. Afinal, é mais fácil criticar de alguma forma quem conseguiu o que não compreendemos, quando seria mais simples pedir para aprender como que aquilo aconteceu.
Eu costumo falar que viver é buscar conhecimento. Mas eu amplio para buscar e aplicar o que se aprende. De nada adianta falar bonito e não ser coerente com o discurso. Metaforicamente é como buscar o topo de uma montanha sem antes pesquisar que equipamentos irá precisar, se vai chover e como outras pessoas alcançaram esse mesmo objetivo.
Uma técnica muito eficaz é o que nós, coaches, chamamos de modelar. Se você mirar no exemplo de alguém que já chegou aonde você quer chegar, ganhará dicas do que não será bom fazer e do que já deu resultado. A eficiência também vem da aplicação da sensibilidade à técnica. Aprenda e aplique.
Quando te parecer difícil, respire. Essa é a essência da vida. Procure a calma na respiração pausada, concentrada e relaxante. É o que chamo de meditação. Descomplicando o que gourmetizaram, meditar é respirar com atenção. E é nessa hora que escuto muita gente dizer que não consegue. E eu digo que se você respira para viver, deveria viver para respirar. Tenta!
E chegamos ao principal ponto do papo de hoje. Somos mais do mesmo, somos o que pensamos que somos, somos o que emanamos. Se não somos, não podemos ter. Se somos azedos com os que nos cercam, teremos azedume de volta. Caso pensemos que somos derrotados, assim o seremos. Porque tudo começa pela intenção da gente, como já nos ensinou Napoleon Hill.
E é nessa hora em que lhe conto o melhor segredo para alcançar seus objetivos: escolha, com frequência, com disciplina, com a mente focada, com sua intenção genuína a quem quer alimentar a partir de hoje: a fé ou ao temor. Saiba que coragem não é o contrário do medo. Medo é tudo o que você acumulou e trouxe como crença limitante em sua mente. Coragem é uma força que liberta, pois traz sua essência em forma de ação. E a decisão de fortalecer o medo ou a coragem é sua, através do seu livre arbítrio.
A mente é povoada de pensamentos, mas a escolha do que fica é sua. A rotina bombardeia a gente com muitas demandas, mas a seleção de onde colocaremos atenção é nossa. A comunicação está diversificada e ampliada pelas redes, mas o bom senso de só propagar o que representa a sua essência é apenas seu. Definitivamente, a única pessoa que pode modificar sua história de forma consciente é você mesmo. Para isso, aja, sem medo, para que a coragem seja a chave para seu tão esperado sucesso.
Carla Brandão é coach, especialista em gestão e em inteligência emocional @carlabrandao11 – site: acarlabrandao.com.br

PUBLICIDADE