PUBLICIDADE

zapping

Uma van atropelou várias pessoas em calçadão turístico de Barcelona, conhecido como La Rambla, na tarde desta quinta-feira. Segundo vários depoimentos, confirmados pela Polícia Catalã, um motorista subiu pela via, fechada apenas para pedestre, atropelando as pessoas que estavam no local. 13 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas, segundo confirmaram as autoridades. O Governo da Catalunha (chamado de Generalitat) determinou o fechamento dos transportes públicos no centro de Barcelona. As autoridades confirmam que se trata de um atentado terrorista.

Ao menos uma dezena de equipes do Serviço de Emergência foram deslocadas para a famosa via turística, e  atenderam aos feridos. A via está agora isolada e todos os estabelecimentos comerciais que contornam o local foram esvaziados.

Fontes policiais afirmaram que o motorista da van abandonou o veículo a pé após o atropelamento. Eles acreditam que o autor (ou autores) do ataque se entrincheiraram no bairro do Raval de Barcelona, que termina na Rambla.

O calçadão foi isolado, bem como suas principais ruas adjacentes: Pelai, Ronda Universitat e Plaza de Catalunya. La Rambla, uma das artérias mais movimentadas da capital Catalã, está fechada em cerca de 300 metros de seu trecho de cerca de 1,2 quilômetros de comprimento. A Polícia Local está alertando as pessoas a deixarem a área.

//twitter.com/jesusgbueno/status/898202302141562881

//twitter.com/jordipc/status/898205515280461824?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fbrasil.elpais.com%2Fbrasil%2F2017%2F08%2F17%2Finternacional%2F1502982054_017639.html

//twitter.com/BBCBreaking/status/898226805827657730?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fmundo%2Finterior%2Fcarro-atropela-dezenas-de-pessoas-no-centro-de-barcelona-8711335.html

Além dos estabelecimentos comerciais e restaurantes, também foram fechados metrô, ônibus e  ferrovias. Durante o incidente, houve episódios de pânico e correria dos pedestres.

A polícia militar da Catalunha, Los Mossos d’Esquadra, abriu uma operação especial antiterrorista para tentar prender o agressor.

Nota da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

Nota de Repúdio ao atentado em Barcelona

Assistimos indignados, mais uma vez, a um ataque terrorista ocorrido hoje, no calçadão La Rambla, localizado numa famosa região turística de Barcelona, na Espanha. A cidade, nesta época do ano, é uma das mais procuradas por turistas de todas as partes do mundo que desejam aproveitar o verão europeu.

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, repudia atos terroristas, uma vez que, conhecedora das premissas islâmicas, afirma de forma veemente que não há qualquer sentido na aniquilação da vida – a mais importante criação de Deus, que deve ser protegida e preservada a qualquer custo. É impossível aceitar qualquer justificativa de caráter religioso para atos violentos, o que muitos grupos extremistas costumam apregoar.

Que as autoridades consigam encontrar e punir os autores de tal ato, a fim de fazer justiça e devolver a paz à cidade catalã. Manifestamos nossa solidariedade ao povo espanhol e rogamos a Deus que ajude na recuperação das vítimas e traga consolo àqueles que perderam seus entes queridos nesta tragédia.

Fonte: El Pais 

Foto: Reprodução