PUBLICIDADE

tendência

Coluna Roberto Rabello: Conheça as plantas tóxicas para os pets!

No último post falei sobre as plantas não tóxicas para nossos bichinhos de estimação. Neste artigo, falarei sobre as plantas que SÃO tóxicas para eles e que merecem extrema atenção e cuidado!

– Antúrio: Por contar com o oxalato de cálcio como princípio ativo em maior quantidade em seus pontinhos amarelos, ela pode causar o inchaço da boca, lábios e garganta, dificuldade para engolir, paralisia da língua, salivação excessiva, vômitos e diarreia.

– Comigo-ninguém-pode: É facilmente encontrada em vários lares e é sinônimo de proteção. Mas o que pouca gente sabe é que ela é uma das plantas mais tóxicas para os pets. Todas as suas partes são consideradas nocivas, causando a irritação das mucosas, inchaço nos lábios, língua e palato, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e o contato com os olhos pode gerar edema, fotofobia e lacrimejamento.

– Copo-de-leite: A copo-de-leite é uma espécie de planta com flores muito famosa e que possui os mesmos princípios ativos da comigo-ninguém-pode. Sua seiva pode provocar uma série de sintomas como inflamações na garganta e boca, irritação das mucosas, inchaço da boca, língua e palato e também é tida como uma das plantas tóxicas para animais quando em contato com os olhos.

– Azaleia: Esta é uma planta originária da Ásia, que chama a atenção pela beleza de suas flores. Seu nível de toxicidade pode variar de moderado à grave e tem como princípio ativo a andromedotoxina. Ao ser ingerida, essa substância pode causar sintomas como vômitos, salivação intensa, perda de apetite, convulsões e distúrbios digestivos de até seis horas, que afetam o sistema cardíaco.

– Lírio: Conhecidas por sua diversidade de cores e formatos, as flores de lírio são usadas principalmente como ornamento em jardins. Suas espécies são consideradas plantas tóxicas aos pets, em toda a extensão de suas flores. O contato com elas pode causar irritação oral e ocular, alterações nas funções renais, dificuldade de engolir, alucinações e tornar a pele seca e avermelhada.

– Espada-de-são-jorge: Muitos acreditam que a espada-de-são-jorge traz prosperidade à casa, por isso existe em grande quantidade nos lares. Porém, mesmo que em pouca quantidade, ela também é uma das plantas tóxicas para animais. O contato com ela pode causar dificuldade de movimentação e respiração, salivação excessiva e irritações na pele.

– Espirradeira: Muito utilizada como ornamento de jardins, a espirradeira possui todas as suas partes tóxicas. Os sintomas de sua ingestão variam entre vômitos, diarreias, arritmias, paralisia ou mesmo a morte do seu animalzinho. Estes sintomas podem ser observados até 24 horas depois de que ele ingeriu as flores.

Preste muita atenção e mantenha seus pets longe de suas plantas e será possível viver em uma casa harmoniosa cheia de plantas e animaizinhos!

Roberto Rabello
Flores & Plantas
Roberto Rabello atende no seu atelier com hora marcada ☎️95486-5294
Instagram: @robertto.rabello – Facebook: Roberto Rabello Rabello

PUBLICIDADE