Sérgio Santoian e Louise Heléne (Crédito: Divulgação)
Depois de ganhar destaque nas redes sociais e na imprensa, agora o projeto “Feito tatuagem”, criado pelo fotógrafo Sérgio Santoian e pela maquiadora Louise Helène, chega ao metrô da capital de São Paulo. A partir do dia 15 de setembro até novembro, 20 imagens de famosos e anônimos poderão ser vistas decorando a estação Trianon para conscientizar as pessoas sobre a campanha Setembro Amarelo que trata da prevenção ao suicídio. Em painéis com dimensões de 1,70mx1m, cada fotografado aparece com o rosto rabiscado com uma palavra que tem um significado relacionada à temática da campanha, como “Ouça”, “coragem’, “abraço”, “amor’ e “dor”.
O projeto Feito Tatuagem começou em novembro de 2019 quando Sergio Santoian e Louise Helène foram fotografar o ator Mouhamed Harfouch justamente no período em que houve proibição a diversas peças, mostras e filmes pelo país. Para protestar, a dupla instigou o artista a fazer uma pintura em seu rosto com a palavra “censura”, que foi reproduzida pela imprensa. Depois disso, foi a vez de vários famosos e anônimos abraçarem a ideia “tatuando” palavras de significados relevantes para si.
“Hoje, as pessoas olham mais do que ouvem e com isso conseguimos fazer com essa comunicação direta na pele dos fotografados. Poder usar uma estação do metrô para uma exposição de arte é um orgulho pra gente, ainda mais num momento em que a cultura não tem sido valorizada no país. Ainda mais podendo fazer as pessoas de todas as classes sociais e idades refletirem sobre um problema tão grave que é a crescente taxa de suicídio”, diz Santoian.
“Queremos que nossa arte faça as pessoas pensarem sobre um assunto tão difícil, mas tão importante de ser abordado. Ainda mais quando uma pandemia tem tido como uma de suas consequências, segundo especialistas, um possível aumento nos índices de suicídio”, lembra Louise.
Confira algumas das fotos da exposição: