PUBLICIDADE

Miriam Freitas

“O Rio do Desejo” leva o prêmio de Melhor Fotografia no Festival Tallinn, na Estônia

Filme estreou mundialmente no festival e recebeu elogios da crítica

O produtor Fabiano Gullane, o diretor Sérgio Machado, o produtor Rodrigo Castellar e o ator Daniel de Oliveira celebram o prêmio de Melhor Fotografia para “O Rio do Desejo”

Com a presença do diretor Sérgio Machado, do ator Daniel de Oliveira, um dos protagonistas, e dos produtores Fabiano Gullane e Rodrigo Castellar, “O Rio do Desejo” foi contemplado com o prêmio de Melhor Fotografia na 26ª edição do renomado Festival Tallinn Black Nights (PÖFF), na Estônia, no sábado (26). O prêmio foi para o diretor de fotografia Adrian Teijido (“O Palhaço”).  

Daniel de Oliveira

O Rio do Desejo é um filme em que pude mergulhar na Amazônia de Milton Hatoum e de cabeça aberta imprimir nossa maravilhosa Amazônia de uma forma muito sensitiva e pessoal. Quando filmo na região Norte, sinto que esse esplendor visual não cabe dentro de um quadro. Agradeço aos produtores da TC Filmes, Gullane, a esse espetacular elenco e em especial a esse artista e amigo Sérgio Machado. Que o novo governo cuide da Amazônia e do povo Amazonense”, disse Teijido

Para o diretor, o filme não poderia ter começado melhor. “As sessões estavam todas lotadas, muito entusiasmo do público e muitos aplausos, críticas excelentes e, para coroar tudo, a merecida premiação de melhor fotografia para Adrian Teijido. Ele foi um parceiro especial e contribuiu muito para levar essa história pra tela”, evidenciou Machado. 

Já o produtor Fabiano Gullane reiterou a importância do prêmio para o circuito do longa. “É uma honra começar a trajetória do filme recebendo um dos principais prêmios, de um dos festivais mais importantes do mundo. Nesse momento de transição de governos, dedicamos ao nosso presidente Lula e aos novos ventos que sopraram no país em 2023. Que seja um ano de retomada e investimento à cultura, que foi tão negligenciada nos últimos quatro anos”, pontuou Fabiano. 

Previsto para chegar ao Brasil em março de 2023, o longa-metragem rodado no Amazonas é estrelado por Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte, Gabriel Leone e Rômulo Braga. A trama acompanha uma situação complexa entre três irmãos que se apaixonam pela mesma mulher.  Na première mundial na última quinta-feira (24), o longa-metragem foi bem recebido pelo público e pelos críticos. 

O brasileiro Victor Fraga, do Dirty Movies, acredita que o longa “se tornará um clássico do cinema brasileiro”. Patricia Boero, do The Film Verdict, ressalta o trabalho dramático dos atores e a direção de Machado. Para ela, o filme é “uma crônica de uma morte anunciada na melhor tradição de García Márquez”.  

O crítico Matthew Joseph Jenner, do International Cinephile Society, elogia as atuações dos protagonistas e o desenvolvimento dos personagens, além de enfatizar que a obra é “um belo documento da classe trabalhadora do Brasil”. 

Messua Mazzetto, do Lumière e i suoi fratelli, destaca a relação entre os aspectos realistas e oníricos do filme, que sempre faz o público retornar para a dimensão terrena, “feita de terra, água, carne, sangue e suor”.  

Baseado no conto “O Adeus do Comandante”, do amazonense Milton Hatoum, a narrativa acompanha Dalberto (Daniel de Oliveira), um comandante de barco que transporta um passageiro em uma longa e arriscada viagem pelo Rio Negro. Durante esse período de ausência, sua parceira Anaíra (Sophie Charlotte) acaba se aproximando dos irmãos de Dalberto, Armando (Gabriel Leone) e Dalmo (Rômulo Braga).  

“O Rio do Desejo é uma produção da TC Filmes e Gullane, em coprodução com a SPCINE, associação com Canal Brasil e Mar Grande, patrocinado pela Petrobras, um investimento BNDES, com a distribuição da Gullane. O filme também tem o apoio da ANCINE, através do Fundo Setorial do Audiovisual; patrocínio da Sabesp por meio do Programa de Fomento ao Cinema Paulista do Governo do Estado de São Paulo, assim como fomento via ProAC LAB.  

Fabiano Gullane, Sérgio Machado, Daniel de Oliveira e Rodrigo Castellar na première de “O Rio do Desejo”

Sinopse

Ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco. O casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro. Mas, quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto Dalmo, o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, Anaíra e Armando, o caçula, se aproximam. A volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, os três irmãos apaixonados pela mesma mulher.  

Elenco

Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone, Rômulo Braga, Jorge Paz e Coco Chiarella  

Por: Míriam Freitas 

Colunista Social 

“Cinema”