PUBLICIDADE

4.0 - MANUAL

Pele em dia

O verão requer um pouco mais de cuidados com a pele, isso acontece devido as altas temperaturas. As principais e mais comuns doenças de pele ocorrem durante a estação mais quente do ano, para evitar as mesmas é necessário tomar cuidados específicos e simples nos danos que o calor traz. A dermatologista, Cynthia Mota alerta sobre algumas questões.

Quais as principais doenças de pele que o verão causa?

As principais doenças estão relacionadas ao aumento da sudorese, como: micose de pele, brotoeja, assaduras e principalmente os problemas relacionados a maior exposição ao sol, como as manchas de pele e queimaduras solares.

Quais os principais hábitos diários que uma pessoa deve ter para proteger a pele no verão?

Pelo menos meia hora antes de sair de casa aplicar protetor solar com fator de proteção mínimo 30. É importante repassar o protetor solar a cada duas horas, na praia ou na piscina sempre que saia da água. Existem ainda, as roupas com proteção solar que são uma ótima opção para esportistas e crianças muito pequenas (menor que seis meses), que ainda não podem usar os protetores solares químicos.

Qual a importância do protetor solar?Qual o mais indicado?

Hoje em dia a função do protetor solar não tem se limita somente a impedir uma queimadura solar. Existem aqueles que controlam oleosidade, outros associados a clareadores, antioxidantes e ácidos hialurônico. O mais importante é escolher o mais adequado para o seu tipo de pele: oleosa, mista ou seca e o fator de proteção UVB no mínimo 30, com fator de proteção UVA deve ser no mínimo 1/3 do valor UVB. Então um protetor com nível mínimo satisfatório deverá  ter proteção UVB30 e proteção UVA 10.

E o calor da sauna, faz bem?

O calor da sauna ajuda a abrir os poros, mas se não houver uma hidratação de qualidade no pós-sauna, isso pode prejudicar a hidratação da pele.

Peles mais morenas ou negras resistem mais ao calor?

Existe uma proteção natural em maior quantidade nas morenas e negras, o que faz com que o risco de queimadura solar seja menor, no entanto, não diminuiu a necessidade do uso de protetor solar.

Qual a importância dos nutracêuticos? 

Os nutracêuticos são suplementos alimentares que contém a forma concentrada de um composto bioativo de alimento em doses que excedem aquelas que poderiam ser obtidas de alimentos, como: betacaroteno, luteína, licopeno, ômega 3 e isoflavona. Em dermatologia acredita-se que o licopeno e a luteína exercem um papel antioxidante no combate aos radicais livres que levam ao envelhecimento. Hoje eles já são utilizados em compostos vitamínicos, mas sua eficácia ainda é discutível no meio do caminho.
proteor