Cabelos novos arrepiados
Geralmente são resultado da queda de cabelo provocada por mudanças hormonais. “O fio novo nasce enfraquecido e não consegue crescer, aí arrepia”, explica Thony Rodrigues, cabeleireiro do Jacques Janine Itaim, de São Paulo, em entrevista para revista cosmo.
Como lidar
Mais importante do que disfarçar é tratar. Por isso, consulte um médico para avaliar se a causa é mesmo alteração hormonal. Depois de identificado o problema, um dermatologista pode te indicar produtos à base de queratina e proteínas, que encorpam os fios, e vitamina B5 para nutrir o bulbo capilar (onde o cabelo nasce).
Enquanto você se cuida de dentro para fora, use um reparador de pontas, óleo ou sérum para controlar o problema. Coloque uma gotinha do finalizador no dedo indicador, espalhe nos outros e coloque tudo abaixo!
Cabelos que nascem enroladinhos
Eles aparecem perto da testa, nas laterais da cabeça e na nuca. A causa também é alteração de taxas hormonais – isso pode acontecer durante a gravidez ou quando há uma troca na pílula anticoncepcional, por exemplo.
Como lidar
Seu cabeleireiro pode alisar os fios da região com progressivas à base de aminoácidos ou tioglicolato de amônia, menos agressivas. Para mantê-los sempre alinhados, você pode repetir o tratamento a cada 90 dias. E, no dia a dia, para ajudar a deixá-los baixinhos, chapinha e spray de fixação.
Redemoinhos
Têm origem genética e são causados por alterações no bulbo capilar que vão determinar o sentido de crescimento dos fios.
Como lidar
Infelizmente é impossível fazer o cabelo crescer no sentido correto, mas dá para camuflar. Comece pelo corte certo. “Evite os desfiados e foque nos mais retos que deixam o fio pesado e ajudam a esconder as falhas”, diz o cabeleireiro Rodolfo Sena, do Vimax Beauty, de São Paulo.
Fios quebrados na franja
Há duas causas principais: tratamentos químicos, como progressiva e descoloração, que danificam as mechas e provocam a ruptura da fibra capilar, e escovação excessiva ou forte demais – a ação mecânica faz o fio se partir.
Como lidar
É preciso diminuir a frequência de tratamentos agressivos e escovar os fios sem fazer muita força, sempre das pontas para cima, nunca o contrário. Usar uma pequena quantidade de óleo ou sérum para finalizar ajuda a controlar a rebeldia.
Foto: Reprodução
Fonte: Cosmopolitan