Por: Ana Maria de Sousa
A C&A exibiu o documentário “For the love fashion”, produzido pela National Geographic, sobre o cultivo orgânico do algodão, em várias partes do mundo e como a moda pode conectar-se a uma melhor qualidade de vida.
Na plateia do Museu de Imagem e Som, o MIS, Paulo Correa, Ceo da C&A no Brasil, recebeu nesta quarta (18;05) jornalistas de moda e alguns empresários da indústria têxtil. O executivo lembrou dos rituais que envolvem o tecido nos “momentos críticos da vida”, como a manta que
agasalha, no nascimento, a roupa do batizado, do casamento etc e em todas as etapas de nossa existência, daí a preocupação em conscientizar tanto os agricultores como a população para uma mudança sustentável.
O filme mostra alguns lugares na Índia, onde o cultivo desta matéria-prima, não tem qualquer produto nocivo à saúde, ao contrário, usam praguicida caseiro, feito à base de pimenta malagueta, cebola, água e alho ou o inseticida, produzido com lama negra e esterco. Acredite, supremo leitor, funciona mesmo! Só para se ter uma ideia, atualmente 2,4% da produção mundial se dedica à plantação de algodão, sendo que 24% usam inseticidas e 11% pesticidas. Os sustentáveis, que não utilizam agrotóxicos, representam apenas menos que 1%.
Num futuro próximo, a C&A pretende que todas as roupas vendidas nas 1.575 lojas no mundo e 289 no Brasil sejam fabricadas com o bendito algodão biodegradável (algumas já são). Assim irá proporcionar inúmeros benefícios tanto ao camponês, que ficará imune às doenças, como os consumidores e o nosso planeta. Tomara que seja muito em breve!