PUBLICIDADE

4.0 - MANUALcorpo

Tomar chimarrão pode ajudar no processo de emagrecimento; Entenda

O que se sabe sobre o Chimarrão? Além de ser uma bebida muito tradicional na região Sul, ela pode influenciar positivamente no emagrecimento e trazer diversos benefícios à saúde.

Mas você já parou para se perguntar como é que esse hábito cultural pode influenciar o corpo? Por exemplo, será que podemos afirmar que o chimarrão emagrece? Muitas pessoas afirmam que sim, mas será que tem algum fundamento isso? Vamos descobrir! Há mais razões para se apreciar a bebida típica dos sulistas, além do fato de manter as tradições. Vamos começar com os benefícios à saúde, de acordo com estudo do Instituto de Cardiologia do RS, o chimarrão pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), o que afeta muitas pessoas que estão fora do peso.

Ao ser consumida antes da prática de alguma atividade física, a bebida pode beneficiar no sentido de ampliar a energia para desenvolver os exercícios. “Isso graças ao fato do chimarrão conter cafeína, que funciona como um estimulante. Em outras palavras, a ingestão da bebida antes do treino pode ajudar a ter mais combustível na hora de se exercitar, deixando o treino mais produtivo, o que é útil para quem malha com foco na eliminação de peso”, afirma a nutricionista do Projeto Mente Magra, Rucielli Frohlich.

A especialista ainda afirma que o chimarrão tem efeito termogênico, ou seja, efeito de fazer o corpo queimar mais calorias. Isso se deve principalmente à presença da cafeína e contribui para acelerar o metabolismo. “Suas propriedades digestivas e laxantes fazem bem ao trato intestinal e ajudam a combater a prisão de ventre (constipação frequente nas mulheres). A bebida ainda é fonte de antioxidantes que atuam contra os radicais livres, substâncias conhecidas por causarem o envelhecimento precoce e doenças como câncer, além de fonte de nutrientes como vitamina B1, vitamina B6, vitamina C, vitamina D, vitamina E, ferro, fósforo potássio e manganês”, destaca Rucielli.

Mas, a descoberta da vez é que ele tem auxiliado no processo terapêutico do emagrecimento. Por meio de diversas pesquisas, já se sabe que o emagrecimento acontece na mente. Ele está totalmente ligado ao emocional e algumas atividades podem ajudar no processo. Tomar chimarrão é uma delas, e vai muito bem nesta época fria do ano.

É, os benefícios são inúmeros! Além de todos já ditos, a bebida que está chamando a atenção em todo o país, tem efeito anti-inflamatório e possui propriedades antimutagênicas – ou seja, colabora com a prevenção do envelhecimento celular. Vale a pena ressaltar que em quase todos os estados brasileiros encontramos em supermercados de grande porte, o mate para ser usado no chimarrão.

Informações: Projeto Mente Magra
Foto: Pixabay

PUBLICIDADE