PUBLICIDADE

motivacional

Uso do celular no escuro pode causar cegueira temporária

Antes de dormir vale aquele ritual: verificar todas as redes sociais. Mas saiba que esse hábito não é nada saudável aos seus olhos. Uma pesquisa revelou que ligar a tela do celular durante a noite, no escuro, pode causar perda de visão temporária.

O jornal The Guardian compartilhou o caso de duas mulheres, uma de 22 anos e outra de 40, que tiveram essa perda temporária da visão. Por alguns segundos, e diversas vezes do dia elas não enxergavam, e depois de exames descobriram o culpado: o celular usado no escuro.

As duas passaram por um experimento. Elas ficaram deitadas de lado, com um olho escondido no travesseiro, com a pupila dilatada. O outro ficava olhando o celular com a luz bem acesa, com a pupila mais fechada pra se adaptar à luminosidade. Sendo assim, esse desequilíbrio, causou essa sensação de cegueira temporária, tal como quando você sai no sol depois de sair de um ambiente escuro.

Apesar dessa constatação, os pesquisadores ainda não possuem provas para afirmar que o celular é realmente o causador da cegueira temporária. Mas indicam que enquanto se é usado o celular, mantenha-se uma luz acesa.