PUBLICIDADE

6.0 - DIVERSÃO

Bolo Ovo de Páscoa sem lactose!

Já pensou no tradicional Ovo de Páscoa em forma de bolo? A receita abaixo é exatamente isso! E ainda é sem lactose, para as meninas que são intolerantes!

Veja como fazer e aproveite o domingo de Páscoa!

INGREDIENTES:
Massa:
– 9 ovos
– ¾ de xícara (chá) de açúcar
– ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
– 3 colheres de sopa de leite em pó sem lactose

Leite condensado:
– 1 colher (sopa) de creme vegetal
– 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 1 xícara (chá) de leite em pó sem lactose

Recheio:
– 1/2 receita do leite condensado dessa receita
– 80 g de nozes picadas
– 1/2 colher (sopa) de cacau em pó
– 1 gema (20 g)
– 1 ovo (50 g)
– 1/5 colher (sopa) de creme vegetal

Cobertura:
– 2 colheres de (sopa) de leite em pó sem lactose
– ½ xícara de (chá) de açúcar
– 1 colher (sopa) de cacau em pó
– 15 unidades de nozes inteiras para decorar

MODO DE PREPARO:
Massa: bata os ovos com o açúcar por aproximadamente 10 minutos até obter um creme claro e fofo. Enquanto isso peneire a farinha junto com o leite em pó em uma vasilha e reserve.
Desligue a batedeira e incorpore delicadamente a farinha com o leite em pó. Unte com manteiga e cubra 2 assadeiras retangulares de 22cm X 32cm com papel manteiga untado e enfarinhado.
Divida a massa em 2 partes iguais e distribua entre as assadeiras. Asse em forno, preaquecido, a 180°C por aproximadamente 12 minutos. Retire e reserve.

Leite condensado: bata no liquidificador o creme vegetal, o açúcar e o leite em pó. Junte, aos poucos, 1/2 xícara (chá) de água fervente (100 ml) sem parar de bater até obter uma mistura bem homogênea. Retire do liquidificador e deixe descansar por uma hora.

Recheio: misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, sem parar de mexer até soltar do fundo da panela. Reserve.

Cobertura: leve todos os ingredientes da cobertura, exceto as nozes, ao fogo com 1 xícara (chá) de água (200 ml). Ferva por aproximadamente 15 minutos ou até ficar com uma textura parecida com a de brigadeiro mole. Reserve.

Montagem: forre um molde de ovo de páscoa de 500 g com filme plástico. Coloque metade de uma das massas em toda a parte côncava do molde. Pique e misture ao recheio a outra metade da massa e preencha o ovo. Com a massa restante tampe o ovo. Cubra com filme e refrigere por 4 horas. Vire o molde em um prato para bolo e, com o auxílio de uma espátula, cubra toda a superfície do ovo com a cobertura e decore com as nozes inteiras.

VARIAÇÕES: Pode-se rechear o bolo com brigadeiro e beijinho sem lactose.

Foto: Divulgação