PUBLICIDADE

gastronomia

Comece a se preparar para a estação do fondue

As estações estão mudando e está chegando a época do fondue. A delícia de origem suíça conquistou o paladar dos paulistanos e vem ganhando até versões inusitadas como de doce de leite e camarão.

O fondue é um dos pratos mais procurados e apreciados durante as estações de baixas temperaturas. Quentinho e fácil de preparar, é ótimo para reunir os amigos e familiares em uma refeição cheia de opções e sabor.

A chef de cozinha Maisa Campos, que também dá aula, acredita que fazer fondue é muito fácil, mas que diversas pessoas procuram por cursos assim nas épocas frias, ela ainda cita os que mais são conhecidos. “Os fondues mais clássicos são carne, queijo e chocolate. Para pratos conhecidos como o fondue, indico, antes de mais nada, o uso de ingredientes de qualidade”, revelou.

Ao longo dos anos, o fondue se popularizou e ganhou diversas versões como a chocolate, carnes e até de doce de leite.

PARA NÃO ENGORDAR:

É preciso ter cuidado com as calorias: chocolate, carne e queijo têm de tudo para ameaçar seu esforço contra os quilinhos extras. Para isso, segue as dicas para comer com muito sabor e pouca gordura:

Chocolate – Todos sabem que os chocolates, apesar de deliciosos, são ricos em gorduras saturadas e calorias. Por isso, é preciso ser criterioso na hora de escolher o tipo de chocolate a ser utilizado no fondue. Procure por um chocolate com maior concentração de cacau. Para acompanhar o fondue de chocolate, deixe os bolos, caramelos e marshmallows de lado e aposte nas frutas, como o morango, a banana, a uva, o abacaxi, o kiwi e a maçã.

Carne – O fondue de carne é frito diretamente no óleo, e por isso, torna-se difícil deixá-lo mais magro. No entanto, o cuidado na seleção dos ingredientes pode torná-lo um prato mais saudável. Na hora de escolher a carne, opte pelos cortes mais magros, como o filé mignon.

Queijo – O fondue de queijo geralmente leva queijos como o emmental, gouda, gruyère, provolone, mussarela e queijo fundido, todos ricos em gorduras. O tradicional pão italiano completa o prato. Uma idéia para usufruir do fondue de queijo sem engordar é consumir variações mais magras, como requeijão light, cream cheese light, queijo prato light, queijo cottage.

 

 

PUBLICIDADE