PUBLICIDADE

MANUAL

A micropigmentação é um procedimento estético cada vez mais procurado pelos brasileiros. Também conhecida como maquiagem semipermanente, o método consiste em implantar pigmentos na derme (pele), desenhando as sobrancelhas, procurando iluminar, delinear os olhos e embelezar o olhar.

 

Apesar de muito difundida, a micropigmentação é um método que exige cuidados. Pensando nisso, a especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas, Luzia Costa, desvenda os mitos e verdades do procedimento. “Antes de realizar o método, é importante pesquisar e procurar informações sobre a técnica, além de procurar lugares especializados e confiáveis. Afinal a sobrancelha confere toda a expressão facial das pessoas e um erro pode acarretar em transtornos e infelicidade por algum tempo”, diz Luzia.

 

A micropigmentação não é definitiva, tem a durabilidade média de 8 meses a 2 anos, dependendo dos cuidados e tipo de pele, pois a penetração do pigmento é feita numa camada superficial da pele e após algum tempo perde coloração. Um erro muito comum é confundir esse processo com a hena, que é apenas uma tintura aplicada sobre a pele, sem penetração com agulhas, resultando em uma durabilidade muito menor.

 

O procedimento, ao contrário do que muitos pensam, incluem agulhas, porém não necessita de anestesia injetável, apenas uma pomada anestésica no local. Durante o processo é possível sentir um leve formigamento, mas nenhum desconforto que seja insuportável.

 

Não existe um tipo de pele mais indicada, qualquer pessoa que deseja realizar a micropigmentação pode fazer. Apenas as pessoas alérgicas que possuam, maior sensibilidade ao pigmento, com tendência a ter quelóides ou que estão sob alguns tratamentos médicos devem procurar uma avaliação e autorização médica.

 

“Muitas mulheres chegam com fotos de celebridades e pedem para que o procedimento deixe suas sobrancelhas iguais, porém o design deve ser pensando e desenvolvido em perfeita simetria com o rosto da paciente, assim é possível evidenciar e valorizar os pontos fortes da face. Nem sempre o estilo de sobrancelha daquela famosa vai combinar com o rosto que se apresenta, por isso o conhecimento e expertise do profissional são imprescindíveis para auxiliar e ajudar a paciente a entender a dinâmica do processo”, ressalta a especialista.

 

Dentre os cuidados pós procedimento deve-se ressaltar não tomar sol, nem raios UVA/UVB na primeira semana, e depois desse primeiro período usar bloqueador solar para evitar alteração da cor. Outra dica importante é não molhar a região com água quente, usar sabonete durante os três primeiros dias e não frequentar locais como: praias, saunas e piscinas.