PUBLICIDADE

4.0 - MANUALcorpo

Cuidados da pele para o inverno

Por Thamiris Muniz 

Durante a época mais fria do ano, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam a diminuição na transpiração corporal, causando ressecamento, irritações e até descamações . Lábios, rosto, pescoço, colo, braços, mãos e pés são as partes mais atingidas, já que são as áreas mais expostas. Com isso os cuidados com a pele devem ser redobrados.

A pele do rosto e do corpo esta sujeita ao ressecamento no inverno, além de que o clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Com o frio as células do nosso corpo, responsáveis pela produção de gordura, diminuem sua atividade e a pele se torna mais seca e perde o viço.

A dermatologista Roseli de Oliva, de 40 anos, recomenda que nesta época do ano o uso de hidratantes que mantenham a hidratação ao longo do dia, beber água, se alimentar corretamente, banhos mais rápidos e com uma temperatura mais morna e com sabonetes que agridem menos a pele, são alguns cuidados essenciais para o cuidado com a pele.

O aparecimento de dermatites assim como a acentuação de rugas, são muito comum, para combater isso a consulta com um dermatologista é fundamental. O que poucas pessoas sabem é que o uso de protetor solar é indispensável também no inverno, já que a radiação ultravioleta e o risco de aumento das manchas e câncer pelo raio UVA são altos. A radiação esta presente desde que o sol nasce até o dia terminar, portanto o uso do protetor solar o ano todo.

Cuidados-com-a-pele-no-inverno

Apesar desses fatores, o inverno é a melhor estação para a realização de procedimentos estéticos, já que seguido de uma época de muito sol, o corpo está necessitado de cuidados especiais. Segundo a dermatologista Roseli, nessa época a realização de peelings químicos a base de ácidos, laser para o rejuvenescimento e clareamento da pele assim como aplicação de botox e preenchimentos com ácidos hialurônico quando corretamente indicado.

Para os que querem se preparar para o verão é também a época ideal para iniciar tratamento no corpo, como os que visam melhorar as celulites, estrias, gorduras localizadas, flacidez e secar vasinhos das pernas.

Dicas para manter a pele hidratada

  • Beba no mínimo 2 litros de água.
  • Evite banhos quentes e muito demorados; evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico que protege a pele.
  • Use o hidratante logo após o banho, ainda no banheiro, com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.
  • Se sua pele for oleosa, e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.
  • Use filtro solar diariamente.
PUBLICIDADE