PUBLICIDADE

gastronomia

Edson Alexandre: o Chefe da Maxxima Gastronomia que mergulha no mundo dos vinhos

Foto: divulgação

O vinho faz muito sucesso e, nas refeições, sejam diárias ou de ocasiões especiais, é um acompanhamento indispensável e muito querido pelas pessoas. No entanto, para admirar a bebida, não basta apenas consumi-la, “apreciá-la”. É preciso conhecê-la profundamente: suas safras e combinações com cada tipo (tinto, rosé, branco) e sabores. O chefe Edson Alexandre, da Maxxima Gastronomia, é especialista no assunto e expõe o seu conhecimento sobre o chamado “néctar dos deuses”.

“É o mesmo desde a época de Cristo. Entretanto, as vinícolas se reinventam a cada dia, a fim de produzirem coisas novas. A Catena, por exemplo, criou um vinho chamado Nicolas Catena Bonarda, que é feito de uma uva produzida na Argentina, em uma quantidade maior do que o próprio malbec”, explica.

O chef afirma que vinícolas novas estão surgindo, as antigas são colocadas à venda e as novas administrações trazem novidades, assim como as antigas que não foram vendidas, fazem coisas novas com variação de Blend entre suas castas predominantes.

Para finalizar, ele cita a plantação das uvas. “Pode – se plantar 25 mil quilos de uva, como pode se ter 2.000 quilos. Mas, é no mesmo território. E quanto menos uva tiver, nesse hectare de terra, melhor vai ser a sua qualidade. É uma uva considerada premium, é mais arejada, pega mais vento, mais sol, chuva e tudo isso faz muita diferença na acidez dela”.