PUBLICIDADE

3.0 - MANUALmaquiagemsaúde

Dicas de cuidados para manter a pele saudável

Os tutoriais de auto maquiagem viralizaram nas redes sociais, mas pouco se fala sobre a preparação da pele para receber os cosméticos. De acordo com a especialista em políticas sociais de saúde e coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Newton Paiva, Erika Rachid Martins de Souza, antes de qualquer coisa, a pele deve estar limpa e hidratada. Segundo ela, são cuidados elementares e que não podem ser esquecidos por quem ensina a maquiar, por quem faz maquiagem ou por quem é maquiado.

“Não basta o cabelo impecável, o corpo malhado ou a roupa glamourosa, se a pele não estiver bem-cuidada”, diz Erika. Além de ser o maior órgão do corpo humano, ela é o cartão de visita de uma mulher, tanto do ponto de vista da beleza como dos cuidados com sua saúde. A pele indica o estilo de vida das pessoas e entrega quem se alimenta bem, quem tem contato com poluição e até quem leva uma vida estressante. Por isso, é importante que os cuidados comecem cedo e que as pessoas tenham responsabilidade ao indicarem ou escolherem um tratamento. “É preciso ficar atento ao tipo de pele e formulação do produto que será utilizado para a maquiagem. Pele oleosa, por exemplo, pede um produto diferente do que é aplicado na pele seca”.

Erika alerta para outros cuidados importantes como manter a pele sempre limpa, utilizar sabonetes específicos para o rosto, usar protetor solar todos os dias, beber bastante água e fazer esfoliação. “A esfoliação é de vital importância para uma pele saudável e elimina as células mortas e sujidades, estimulando a renovação celular. Esse procedimento é indispensável e pode ser feito em casa”.

Sobre os procedimentos clínicos disponíveis no mercado, a especialista e coordenadora da Newton diz que um dos queridinhos do momento é o microagulhamento, que estimula  a produção de colágeno da pele e atenua sinais de envelhecimento “Este tratamento está mais em alta e é indicado em diversas situações como redução de cicatrizes de acne, redução de rugas, rejuvenescimento facial podendo  ser indicado em alguns casos para o clareamento de manchas”.

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE