PUBLICIDADE

família

Dicas para manter seu pet aquecido e saudável neste inverno

 

Assim como nós, os animais de estimação também sentem a mudança brusca de temperatura. Por isso é muito importante ter cuidados especiais com a pele, alimentação e rotina diária dos pets. Segundo o veterinário Orlando Neto, a maioria dos cães preferem temperaturas mais amenas e acabam dando sinais que estão com muito frio. Os idosos e filhotes estão entre os que mais sofrem com a queda de temperatura. Para amenizar, o especialista dá cinco dicas que vão proteger seu pet da estação mais fria do ano.

1)Abrigo apropriado

mantenha-os protegidos, principalmente à noite, quando as temperaturas são mais frias pela ausência do sol. Se for possível, prepare um local dentro de casa, com caminha e cobertores. Se seu pet fica no quintal, é ideal que também tenha uma casinha para se proteger. 

2)Roupinhas 

As roupas especiais para petc também ajudam muito, principalmente para aqueles que têm pelo curto. “Quando o cão tem pelos longos, eles funcionam como uma proteção contra o frio, e ajudam a manter a temperatura corporal o que não acontece com os de raça de pelos curtos e nesse caso as roupinhas são importantíssimas”, destaca Orlando.

3) Banho e Tosa

A higienização é importante, porém no frio é necessário diminuir a frequência de banhos. “Evite dar banho nos dias mais frios e se não tiver opção de preferência para água morna”, indica o especialista. Já sobre a tosa, o veterinário indica que deixe o pelo maior, para que haja uma proteção natural.Já as tosas higiênicas devem continuar.

4)Alimentação

No inverno a dica preciosa é oferecer uma alimentação o mais natural e sempre de acordo com a indicação do veterinário. Outra boa dica é incluir óleo de coco na dieta do animal, pois ele promove uma melhor função da tireóide, ajuda a controlar a diabetes além de construir ossos fortes e melhorar a saúde bucal. E não deixe faltar água. Não é porque está frio que os pets não devem tomar água, pelo contrário. Oferecer água em abundância é essencial. 

5)Passeios e atividades ao ar livre

É recomendado levar o pet para passear mesmo nos dias frios. Uma rotina de exercícios ajuda o animal a desestressar. Procure adequar os horários de passeio em que o sol ainda esteja brilhando, lembrando de manter eles aquecidos durante o trajeto.

PUBLICIDADE