PUBLICIDADE

motivacional

Indianas criam mapa que denuncia a violência contra a mulher

safecity

 

A violência contra a mulher, na Índia, serviu como inspiração para três mulheres criarem uma plataforma que ajuda outras mulheres a denunciarem, anonimamente, os casos de assédio que já sofreram.

Desde olhadas na rua até violência física é registrado no Safecity, um mapa que aponta os pontos em que ocorreram mais casos de assédio. O lançamento aconteceu em 2013, e até agora são mais de 8.500 casos relatados.

Uma das fundadoras, D’Silva aponta que os números oficias de casos de estupro em 2012 não condizem com a realidade. Nesse ano foram registradas 24.915 denúncias, número que está abaixo da média global.

A estatística incorreta deve-se a pouca procura de mulheres em denunciar quando são vítimas. D’Silva explica, ao site Broadly que as razões são culturais “em nossa sociedade patriarcal, confrontar homens diretamente é incomum. E então há a preocupação com a reputação e o risco de trazer vergonha para a família e o medo de longos e caros processos judiciais”

O Safecity, portanto, é uma alternativa, mesmo não legal, de confrontar esses números oficiais. A plataforma tem parceiros no Quênia, Camarões e Nepal, com planos de expansão para Malásia e Argentina.

safecity-in-india

 

PUBLICIDADE