PUBLICIDADE

1.0 - FAMOSOS

Sorriso de atrizes se destacam em novela por causa de lente de contato dental

O sonho de ter dentes perfeitos tem levado muitas pessoas aos consultórios dentários em busca de uma estética encontrada em sorrisos de atores de cinema ou televisão, cantores ou modelos. Se antes era possível ver dentes desalinhados e de cores peroladas – o que poderia ser considerado mais comum – nas telinhas, nas redes sociais ou nas revistas, isso fica cada dia mais difícil.

Em tempos de selfie, a preocupação com a vaidade cresce, principalmente entre as pessoas públicas, que fazem questão de exibir dentes branquinhos, bem alinhados e um sorriso irresistível. Por trás desta tendência vista entre as celebridades, muitos estão buscando informações sobre a lente de contato dental, pois são inúmeras as dúvidas sobre a sua funcionalidade. Para maior exclarecimento sobre o assunto, entrevistamos a Profa. Dr.ª Maristela Lobo, mestre e doutora em odontologia, especialista em periodontia (gengiva), e professora de cursos de pós graduação em odontologia estética e implante.

Por que as lentes de contato dentais se tornaram febre entre as celebridades?

Porque resultam em estética do sorriso de uma forma mais rápida, com alinhamento e clareamento dentais através das cerâmicas empregadas para este fim.

Qual o processo da lente de contato dental e quanto tempo leva o procedimento?

A lente de contato dental possui esse nome em função da finíssima espessura dessas restaurações de cerâmica (0,1 a 0,6 mm, dependendo da região do dente), além da maneira como são colocadas sobre os dentes, comparando-as com as lentes de contato oculares. Porém, as lentes de contato dentais podem exigir pequenos desgastes do esmalte dental, além de serem coladas de forma “definitiva” sobre os dentes. É um processo irreversível, que deve ser indicado com muita responsabilidade e critério.

O procedimento é uma necessidade ou tem como finalidade a estética bucal?

Ainda que tenha como finalidade a estética bucal, em muitos casos também é uma necessidade. Mas são casos específicos, nos quais o paciente tem um formato de dente que não lhe agrada, ou tem espaços entre os dentes. O paciente precisa estar com a boca saudável e a mordida (oclusão) estabilizada para que possa ser realizado esse tipo de tratamento.

Qual a diferença entre faceta e lente de contato dental?

As facetas diferem das lentes de contato pela espessura da cerâmica (facetas são mais espessas, variando de 0,6 mm a 1,5 mm) e também pela maneira que são inseridas sobres os dentes, ou seja, pelo seu eixo de inserção.

A lente de contato dental é personalizada?

Sim, ela é personalizada para cada paciente dependendo do formato do rosto, do tamanho e da forma do dente, da idade do paciente, do gênero.

Após colocado, quais os cuidados necessários?

Manter uma rotina de escovação adequada, visitar o dentista regularmente, evitar hábitos deletérios, como roer unhas ou canetas, usar placa de proteção contra bruxismo ou apertamento dentais.

Houve um crescimento na procura por este procedimento dental?

Acredito que a busca por estética de uma maneira geral acentua a procura pelas lentes de contato, que se popularizaram através das redes sociais. No entanto é necessário alertar que não é um tratamento aplicável a todos os pacientes. O objetivo primordial de uma odontologia séria é o estabelecimento e a manutenção da saúde bucal e dental dos pacientes.

Quando e por que aconselha os seus pacientes a fazerem o procedimento?

Em comparação com coroas e facetas cerâmicas, as lentes de contato são consideradas menos invasivas e têm maior durabilidade quando comparadas às restaurações com resinas compostas, de uma maneira geral, considerando manutenção de cor e brilho, desgaste e pequenas fraturas. Acredito que quando bem indicadas, as restaurações desse tipo mudam a vida do paciente para melhor, devolvem a autoestima e alteram a percepção da autoimagem. Um sorriso belo e atraente, além de saudável e funcional (equilibrado), é sinal de autocuidado e saúde. É um verdadeiro patrimônio.

Acredita que, mesmo em meio à crise vivida no país, é possível negociar formas inteligentes de investir na aparência?

Sim, acredito. Todo sonho deve e pode ser realizado. Atualmente esse tipo de tratamento está acessível à maioria das pessoas e às suas necessidades.

Foto