Alegria é quando somos pegos de surpresa em alguma circunstância. Pode ser quando fazem uma festa surpresa de aniversário, quando ganhamos uma viagem inesperada, quando recebemos a notícia positiva daquele emprego, quando um novo amor surge apenas em um único olhar, quando recebemos a visita da nossa melhor amiga que mora longe, quando vem aquele telefonema de alguém que você ama, quando recebe a noticia que vai ser mãe, avó ou tia… Nossa, são tantas as coisas que podem trazer alegria para a nossa vida, e não prestamos muita atenção nesses detalhes que podem sim trazer muita alegria. Eu me alegro muito facilmente, às vezes andando na rua vejo uma árvore cheia de Manacá da Serra, aquelas flores roxinhas ou amarelinhas que se espalham pela cidade, essa visão me traz tanta alegria que chego a agradecer ao céu, e aí quando olho para o céu e ele está infinitamente azul, chego a chorar de tanta alegria por poder contemplá-lo.
Mas esse fim de semana tive uma alegria mais que inesperada. Fui assistir ao Musical Alegria Alegria e me deparei com um espetáculo incrivelmente lindo, profissional, tecnicamente e artisticamente emocionante. O que mais me surpreendeu foi reafirmar para mim, o que eu já sei há muito tempo: O quanto a história do nosso Brasil passa pela beleza da diversidade que temos em nossa música, em nossa arte, em nossas cores, na criatividade e originalidade de encantar a plateia e contagiar cada coração que ali estava assistindo, ouvindo e com certeza lembrando-se de algum momento de sua própria vida.
No palco, tudo se encaixa perfeitamente, não existe tempo, eu queria olhar tudo, sem perder nenhum detalhe, o meu coração pulsava e a emoção tomava conta, sentia que aquela alegria transbordava e ia refletindo em cada olhar atento aos mínimos movimentos dos artistas. Impossível não se envolver, impossível não suspirar e até desejar estar ali em cima bailando e cantando com eles. Poesia pura, dita de forma suave e ao mesmo tempo intensa que penetrava na alma e que quando se transformava em música me fazia dançar inquieta na limitação de estar sentada.
Sei que o Musical estreou já tem um tempo, sei que também se está comemorando os 50 anos da Tropicália. Um movimento artístico revolucionário na música popular brasileira, sei que a ficha técnica é impecável com profissionais de ponta e que por isso mesmo não deveria ser tão surpreendente, mas o fato é que surpreende pela sua força, pela forma como esse momento que foi tão importante para a cultura brasileira é contada e cantada.
Quando terminou o espetáculo, eu ainda estava tomada por aquela Alegria, ainda estava flutuando embalada e contagiada por tamanha beleza.
Meu coração se encheu de esperança e mesmo enfrentando tantas tristezas nesse momento do nosso querido Brasil, através da arte pura e genuína, através dos talentos espalhados e emprestados à nossa cultura, podemos manter a alegria sendo A Mais Influente inspiração para que mais pessoas sejam contagiadas por essa vibração.
Gratidão ao Teatro Brasileiro que não deixa a nossa memória se perder e nem a nossa Alegria se esvair!
O Musical Alegria Alegria está em cartaz no Teatro Santander:
- Quintas e Sextas, às 21h
- Sábados, às 18h e 21h
- Domingos, às 19h
Fotos: Reprodução