PUBLICIDADE

corpo

Ajustar a dieta e fugir do sedentarismo são iniciativas comuns nessa época, depois dos excessos das festas de fim de ano. Mas, antes, vale aproveitar que muita gente está em férias e, a cidade, tranquila, para fazer um check-up e começar 2017 com o “pé direito”. Essa é a recomendação do Dr. Páblius Braga, médico do Esporte e coordenador do Centro de Medicina Especializada (CME), área ambulatorial do Hospital 9 de Julho (H9J).

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% das mortes no país são ocasionadas por doenças crônicas não transmissíveis como câncer, hipertensão, diabetes. “A adoção de hábitos saudáveis ajuda a controlar esses casos, bem como obesidade, doenças renais, cardíacas e reumáticas”, esclarece o médico.

Algumas doenças não apresentam sintomas, por isso, o acompanhamento médico e os exames de rotina são fundamentais para manter a saúde em dia. Normalmente, uma vez por ano é suficiente, mas, dependendo da faixa etária e histórico do paciente, a frequência pode variar. “A reavaliação deve ser programada para evitar repetição de exames ou, ao contrário, quando a falta de análise deixa passar algum fator de risco, genético ou ambiental do indivíduo”, diz ele.

O Dr. Braga reforça que, em mais de 50% dos casos, os hábitos de vida representam mais risco do que os fatores genéticos. “Há pacientes que apresentam os exames controlados, porém são sedentários, têm distúrbios no sono e alimentação inadequada. Estão, portanto, na faixa de risco para médio e longo prazo e a abordagem deve ser preventiva”.

A conscientização tem sido perceptível, “O que mais recebemos nessa época do ano são pessoas querendo iniciar uma atividade física” observa o médico e completa: “procuramos identificar as afinidades para sugerir a atividade de acordo com cada perfil – e isso faz diferença para que a pessoa tenha condições de continuar se exercitando”.

O Dr. Braga lembra ainda que o H9J atua com o check-up da mulher, executivo e admissional. Além desses, há o check-up esportivo, o mais procurado, que detalhamos abaixo:

Check-up esportivo

Trata-se de uma avaliação 360º recomendada para quem deseja iniciar uma atividade física, retomá-la após um período sedentário, ou para atletas que procuram melhora de rendimento. É realizado no Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do H9J, que fica no CME do hospital, um prédio focado no atendimento ambulatorial e que oferece, em um só lugar, consultas, exames e alguns tratamentos.

O check-up engloba:

  • Teste ergoespirométrico – medidas de consumo de oxigênio, para avaliar resposta pulmonar, respiratória e cardiovascular;
  • Calorimetria indireta – avalia o metabolismo em repouso para orientação nutricional (não necessariamente restritiva) e melhor resposta do exercício físico;
  • Composição corporal – traz percentuais de gordura, água e força muscular em cada parte do corpo;
  • Teste ergométrico de esforço máximo – avalia a saúde do coração, acompanhando eletrocardiograma, pressão arterial e frequência cardíaca;
  • Avaliação física com análise de postura corporal em repouso e flexibilidade ou amplitude de movimentos, bem como avalição mecânica por problemas articulares ou de traumas anteriores.
  • Termometria cutânea – verifica possível atividade inflamatória nos músculos, tendões e articulações.

Exames complementares também podem ser solicitados com apoio de outras especialidades, conforme a necessidade. O importante é não esperar ter que ir para emergência para fazer seu check-up. “Sabemos que, com o mercado de trabalho competitivo, se a pessoa não tem sintomas, geralmente não procura o médico. Cada vez mais, porém, é importante investir em prevenção para detectar um problema de saúde e tratá-lo no início, do que lidar com um estágio avançado de uma doença”, finaliza.

Foto: Reprodução