PUBLICIDADE

casa & decoração

Roberto Rabello: Faça você mesmo, o adubo de suas plantas

Por: Roberto Rabello

Para termos plantas saudáveis e mais bonitas, os adubos naturais são as melhores alternativas. Eles enriquecem o solo com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento, sem prejudicar a saúde das pessoas que estão em contato com as plantas da casa.

O adubo orgânico ou compostagem, como também é conhecido, pode ser feito em casa, com restos de frutas, cascas de alimentos, legumes, casca de ovo, folhas e plantas mortas, ervas daninhas, estrume de frango, coelho, galinha, restos de vegetais e borra de café. Todo o processo se inicia com a separação do lixo em resíduo orgânico vegetal úmido e seco. Preste atenção nos restos de alimentos com sal, azeite, óleo, restos de carnes ou gordura animal, cigarros, plásticos, papeis coloridos ou plastificados, pois estes resíduos não entram na compostagem.

Após a separação dos restos, monte o material em decomposição, em camadas finas, para acelerar o processo. Isso pode ser feito em um pedaço de terra ou em caixotes de feira. Forre com um plástico e faça a primeira camada, sempre com o lixo seco, cobrindo com os restos úmidos. Molhe tudo e repita o processo, até finalizar com lixo seco na última camada. Isso evitará o mau cheiro.

Deixe o material se decompor, por 15 dias, sem mexer, depois deste tempo, mexa com um garfo de jardim, para juntar oxigênio à mistura. Todo o processo de compostagem leva em torno de 3 meses. Para saber se o adubo orgânico está pronto para ser usado, preste atenção no cheiro, na textura, na temperatura e na cor. O adubo pronto tem cheiro de terra, não suja a mão, tem temperatura ambiente (não é quente) e tem cor marrom escuro.

O adubo feito com borra de café é bem simples. Basta deixar a borra de café, sem açúcar, esfriar, jogar por cima da terra, misturar e regar. As borras de café são excelentes adubos naturais, pois são ricas em azoto, fósforo e potássio. Já a casca de banana deve ser cortada em pedacinhos bem pequenos e colocados junto a terra do jardim e dos vasos de planta. Isso irá enriquecer a terra, deixando as plantas mais bonitas e saudáveis, já que a casca de banana é rica em fósforo e potássio.

A casca de ovo é rica em cálcio e potássio. Lave e triture as cascas de ovo, até ficar com a textura de uma farofa. Coloque na terra, em volta da planta. O adubo de cascas de vegetais como cenoura, abóbora, batata e chuchu é rico em vitaminas, pois possuem nutrientes, fibras e minerais orgânicos. Corte tudo em cubinhos e misture à terra.

É sempre bom alternar os cultivos, para a terra não cansar. Para isso, você pode plantar alguma leguminosa e, quando estiver com folhagem, corte tudo e misture à terra. Use essa terra para cultivar uma planta que precise de nitrogênio e não o sabe produzir, como os tomateiros, por exemplo. É ideal repetir este truque de adubação de 1 a 2 vezes ao mês.

Por Roberto Rabello

Flores & Plantas

Contatos

☎️95486-5294

@robertto.rabello
//www.facebook.com/robertorabello.rabello

PUBLICIDADE