PUBLICIDADE

casa & decoração

Roberto Rabello: A fruta, do próprio pé!

Existem algumas espécies de árvores frutíferas, que se adaptam muito bem ao cultivo em vasos, podendo ocupar espaços pequenos em varandas e sacadas.


Além de ser uma ótima terapia, as plantas frutíferas trazem ao ambiente, a sensação de se ter um jardim dentro de casa, bem como um aroma especial, de suas flores perfumadas.


É necessário nos atentarmos ao clima da região onde moramos, para escolhermos a frutífera certa, pois algumas não se adequam ao clima frio, outras odeiam calor excessivo. O local onde a planta ficará, deverá ter incidência solar e ventilação indicada para cada espécie.


Tão importante quanto as características climáticas a serem observadas é essencial que a manutenção seja realizada de forma correta, a rega deve ser de acordo com a necessidade da espécie, a adubação precisa ser feita constantemente, para que hajam nutrientes necessários para que a planta possa se desenvolver e podar periodicamente.

Abaixo indico algumas plantas frutíferas que podem ser cultivadas em vasos:

  1. Jabuticaba: Essa  planta frutífera em vasos pode chegar até os dois metros.
  2. Pitanga: A pitangueira é uma espécie de planta frutífera muito utilizada no paisagismo. O vaso deve ser de tamanho generoso, pois a planta cresce até dois metros.
  3. Limão: O limão é uma das  frutíferas  mais fáceis de manter e cultivar, mas é preciso cuidado, pois há espinhos no caule.
  4. Acerola: A aceroleira pode atingir cerca de 2 metros de altura. É capaz de florescer e frutificar sob diferentes condições climáticas, várias vezes ao ano.
  5. Morango: O interessante dessa planta frutífera em vaso  é que pode ser usada como forração com outra espécie, pois os frutos pendem para fora do recipiente. Uma sugestão é cultivá-la junto a jabuticabeira.
  6. Romã: Para cultivar a romã em vasos, procure pela versão “mini”, que cresce até dois metros de altura.

Os vasos mais indicados para plantas frutíferas possuem altura e diâmetro de no mínimo 50cm, com modelos variados, podendo ser de cerâmica, cimento ou plástico. É recomendado o uso de recipientes com furos na base para o escoamento da água. Agora que já sabem tudo sobre as frutíferas, já podem degustar das suas frutas, do seu próprio pé!!!

Por Roberto Rabello
Flores & Plantas
Ateliê com hora marcada ☎️95486 52 94
@robertto.rabello
//www.facebook.com/robertorabello.rabello

PUBLICIDADE