PUBLICIDADE

Sylvia de Castro

Sylvia de Castro: O significado da Páscoa em tempos de pandemia

Por: Sylvia de Castro
Colaboração: Amaro Leandro

Sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa, momento de reflexão sobre o significado da morte e ressurreição de Cristo, especialmente nestes tempos difíceis que estamos vivendo. Personalidades mais influentes nos falam desta passagem do sofrimento para a alegria, da pandemia para a esperança. Uma santa e feliz Páscoa para todos!

Dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro – A missão de Jesus, desde o seu nascimento até o final de seus dias entre nós, se deu no contexto de uma crise na qual vivia o povo de Israel, oprimido pelo Império Romano. O próprio desfecho de sua vida pública foi uma sequência de sofrimentos, que levaram os seus discípulos a uma grande decepção quanto ao resultado daquele projeto com o qual tinham comprometido suas vidas. Os discípulos de Emaús caminhavam cabisbaixos e sem esperança, até que o Senhor se revelou a eles na palavra que aqueceu seus corações e no partir do Pão. Então
compreenderam a grandeza da vitória do Cristo crucificado sobre a morte.

Ainda que em meio a muitas provações provocadas pela atual pandemia, nós também cremos que Jesus Cristo caminha conosco e podemos ter um encontro com Ele na mesa da Palavra e da Eucaristia. Seja de forma sacramental ou espiritual, Ele vem a nós em comunhão de amor. Esta é a causa da nossa alegria e a fonte da nossa esperança em dias melhores. Por isso, podemos ir depressa anunciar a todos que Cristo ressuscitou e está no meio de nós! Aleluia!  

Isis Penido – Estamos vivendo um momento ímpar para toda a humanidade… uma pandemia! Triste mesmo. Lidar com perdas é  realmente muito difícil e doloroso. Neste momento, a maioria de nós está confinada em suas casas, sem planos, esperando …Esperando o quê? Sim, a nossa vitória sobre o mal que assola a humanidade. Que esta Páscoa da Ressurreição de Jesus seja uma verdadeira volta à  vida para todos, sem exceção, e Vitória, pois não perdemos a esperança e acreditamos que ainda haverá um belo amanhã.

Entendo, como pessoa, mãe e Dama da Ordem do Santo Sepulcro que, ações de solidariedade, neste momento e sempre, são  necessárias e possíveis, como fonte de amor ao próximo, em todos os momentos, principalmente agora, já! Páscoa  é alegria e assim vamos vivê-la, e levar esta alegria aos que precisam dela. Eu creio! Feliz e abençoada Páscoa! Cristo ressuscitou!

Manoela Ferrari – Fiel ao espírito que me habita, quando o presente não me basta,atordoada com o excesso de informações desencontradas, coloco-me de joelhos diante de Nossa Senhora e busco refúgio na Bíblia. É na Palavra que encontro calmaria, acalanto e respostas para todas as perguntas. A Páscoa tem o significado de “passagem”, seja na tradição dos judeus, seja na dos cristãos. Em ambos os casos, a data é comemorada para relembrar tanto momentos de sofrimento, quanto a passagem para a liberdade (ou para a vida). Os judeus comemoram a saída do Egito, o fim da escravidão, a passagem para a liberdade. Os cristãos relembram a ressurreição de Cristo, a vida sobre a morte, a passagem para uma vida em abundância. Que esta “quarentena” forçada pela Covid-19, assim como o período de Páscoa para judeus e cristãos, seja, igualmente para todos os povos, credos, etnias ou religiões, um período de reflexão. Queremos crer que o mundo não será o mesmo após a passagem para o retorno à normalidade. Feliz Páscoa para todos!

Gilson Araújo Filho – Páscoa tem como significado original a palavra “passagem”, que no meu entender é justamente uma das palavras que melhor definem todo esse momento em que vivemos. Claramente nós estamos vivendo uma passagem. Não sabemos quando essa passagem terminará, muitos estão ficando pelo caminho. Porém, para nós cristãos, a Páscoa também é a ressurreição de Cristo e por isso tenhamos fé que a humanidade, ao fim dessa passagem, ressuscitará tendo, finalmente, o amor e a caridade como os seus maiores propósitos. Viveremos, então, a plenitude do dom da vida que Deus nos oferece. Viva a Páscoa! Viva a sua Páscoa e ressuscite no Amor de Deus! Celebre essa Páscoa amando e sendo caridoso com os que estiverem ao seu redor! Feliz Páscoa!

Ariadne Coelho – A Páscoa Cristã  hoje faz todos nós irmãos. A crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, diante desta pandemia, nos uniu na dor  ao vermos os nossos semelhantes com as mesmas dores que são comuns a todos nós, a perda de um ente querido. Assim, esta celebração tornou-se um momento de reflexão sobre a fragilidade da vida humana. Relembrar a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebrar a sua ressurreição nos faz pensar ainda mais na solidariedade, na união e na finitude da vida.

Alice Tamborindeguy – A religiosidade tem que aflorar mais que nunca porque esse é o verdadeiro sentido da Páscoa.O mundo está ressuscitando com um novo formato, com mais amor e mais união. Cada  um deve comemorar a sua Páscoa moldando-se aos limites impostos pela pandemia que tantas vidas tem ceifado.

Beleza põe mesa

Vamos festejar com alegria e com mesas lindas a nossa Páscoa! Ideias não faltam…

Cristina Aboim vai reunir a família e poucos amigos, amanhã, para jantar em volta de uma mesa em tons de rosa, cheia de detalhes preciosos

Nazaré Bichara montou sua Páscoa com o carinho e capricho de sempre 

Nina Kauffmann escolheu essas fofuras para sua Visão da Moda

Débora Bureau se inspirou no coelho de Alice do País das Maravilhas

Tutto per la Casa colocou o coelho de pernas pro alto

Vivi Presentes optou por uma Páscoa bem rústica

Detalhes de uma vida…

Histórias que eu contei aqui… E continuo contando, por que importante é que emoções eu vivi. E vocês também!

Lúcia Guanabara, em Atenas, com a filha Alexia Sednaoui Diamantoulis, esperando seu netinho que está para chegar

Denise Grassi com o neto Gael, recém-nascido

Ana de Paula comemorando o niver do neto Pedrinho

Marcia Romão festejando os 16 anos de sua filha Mariana Lewis na Inglaterra

Angelita Feijó celebrando o niver do marido, Paulo Cunha Bueno, e da filha, no Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu

Precioso

A designer de joias Lívia Canuto apresentou o resultado da reflexão sobre “o que é precioso” em uma exposição esta semana, na Joya, no Forum de Ipanema, dos trabalhos criados por seus doze alunos que, durante a pandemia, tiveram aulas online. A expo mostrou joias e fotografias de Imatra com direção de arte de Josephine Cho, foi realizada em forma de ocupação e foi vista através de agendamento. A coletiva “Precioso” reuniu criações autorais, sustentáveis e criativas, como joias bordadas e colar produzido com restos de lixo cotidiano, como canudo plástico, vidro e sacola plástica.

Pé de coelho

A ex BBB Ivy Moraes acabou de estrelar um ensaio milionário para marca de calçados dos EUA,.fotografado em Goiânia..O valor da campanha ultrapassou os três dígitos. Fotos Rafael Maenzon Agfpontes.

A dança da vida

A nova coleção de inverno da Kenzo celebrou seu criador, Kenzo Tanaka, que morreu ano passado, com um desfile em formato de dança.

 

PUBLICIDADE