Por Denise Prado
Sonhar não custa nada, não se paga pra sonhar… já diz a letra da música.
E assim que começa uma viagem linda de Sophie, que quer conhecer o mundo sem saber que o mundo está dentro dela, se encontra ali, em seu coração.
Tour Du Monde é um daqueles espetáculos que você não sabe o que vai ver, mas que já na abertura te faz entrar em puro encantamento e simplesmente faz você esquecer esse mundo real e querer só estar ali naquele mundo de magia.
Sophie é levada a conhecer cada lugar através da música, da arte, da dança, do movimento que gira em toda a Terra. A dinâmica é incrível, não há um segundo que não esteja acontecendo algo inusitado. Você sabe que a plateia está totalmente envolvida quando a cada cena ouvem-se os famosos: Ohhh… Uhuuu… e as palmas incessantes.
Tour Du Monde é pura felicidade. Quando você acha que já se surpreendeu o suficiente, entra plateia adentro duas bailarinas dançando de cabeça para baixo em um movimento sincronizado que é de tirar o fôlego de tão lindo, os efeitos de projeção e os adereços de cena preenchem a história ali cantada. Sim cantada, pois a maravilhosa Leilah Moreno empresta a sua voz completando as coreografias e performances que saltam diante de nós como mágicas, e não para por ai, a mágica, o circo, as acrobacias estão presentes fazendo desse espetáculo uma grande homenagem ao mundo.
O projeto foi idealizado, produzido e dirigido por Sandro Chaim, da Chaim Produções e a Direção Artística ficou por conta de Monica Alla, fundadora do Grupo Ares. Perguntei a Monica como foi esse processo, essa construção: “Tour du Monde fala sobre o sonho de Sophie de conhecer e viajar pelo mundo sem nem mesmo saber que o mundo é que se encontra dentro dela. Tivemos um mês de ensaios , criação e montagem . Foi um loucura …
O processo começou a partir de uma ideia, onde as cenas acontecessem em diferentes países, com diferentes ritmos musicais, cores e sabores. Em Agosto fui convidada a criar e dirigir o espetáculo do Paris 6 Burlesque. Começamos os ensaios com os números aéreos e coreografias de solo e no final entraram as mágicas e as imagens de vídeo . Foi um processo maravilhoso e punk pois tivemos muito pouco tempo e muitos pequenos detalhes para afinar e inúmeras deixas técnicas, musicais e coreográficas. Foi quando chegou o Mágico com seus truques e um enorme pré-set para conciliar. Dentro da ideia inicial eu criei uma linha de dramaturgia onde o personagem principal Sophie sonha em viajar pelo mundo e as cenas acontecem em diferentes países . Usando a linguagem do circo, dança, projeção de vídeo e música ao vivo.”
Tudo está no lugar certo em uma sequencia de cenas que faz os nossos pescoços ficarem virando de um lado para o outro e pra cima e pra baixo, a cabeça gira de acordo com o giro daquele mundo que estão nos mostrando, um mundo sem fronteiras, sem barreiras, sem preconceitos, ali nos deixamos levar pela emoção, pelo amor e pela unificação através da arte.
Vida longa ao TOUR DU MONDE e que Sophie seja A Mais Influente viajante nos levando a um mundo melhor e mais lúdico.
//www.youtube.com/watch?v=npPyL7EbWXo&feature=youtu.be
Ficha técnica:
Idealização, Direção e Produção: Sandro Chaim
Criação e Direção Artística: Monica Alla
Coreografia: Weidy San
Ilusionismo: Dimy
Direção musical: Thiago Gimenes
Serviço:
Onde: Burlesque Paris 6 by Night – Rua Augusta, 2809 – Jardins – SP
Quando: Até maio de 2018 – Sextas 21h, Sábados 17h e 21h e Domingos 18h
Classificação: 14 anos (aos sábados na sessão das 17h,, será classificação livre)
Duração: 90 minutos
Capacidade: 228 lugares