PUBLICIDADE

ARQUIVO ///

De lá pra cá…

Por Denise Prado

Da mesma forma que Brasileiros saem por aí e escolhem outros lugares para viverem, o Brasil vem sendo escolhido por estrangeiros vindos de toda parte.

Joana Solnado, Portuguesa, Atriz, já vem a alguns anos atuando por aqui nas novelas brasileiras. Conheci Joana uma menina em 1993, quando fui com o espetáculo Capitães de Areia para Portugal. Uma garotinha linda de olhos grandes esverdeados e curiosos. O tempo passou e essa menina cresceu cheia de garra, talento e vida. Reencontramos-nos há três anos quando fui a Lisboa. Surpreendi-me com toda a sua trajetória de vida e profissional e descobri que desde 2004 vinha atuando em novelas Brasileiras na Rede Globo. Almerinda em “Como uma Onda”, Rede Globo 2004; Anita, “Liberdade, Liberdade”, Rede Globo, 2016; e sua última participação foi como Dulcina na “Novela Novo Mundo” em 2017.

Joana é neta do grande ator português Raul Solnado, que também tive a honra de conhecer, o amor de Joana, pela nossa terra é antigo. “Eu sou encantada pelo Brasil, sempre fui. Cresci ouvindo Tom Jobim, Elis Regina e João Gilberto. Meu pai é pianista e minha mãe era cantora na época, tudo me remetia ao Brasil. Tenho uma carreira consolidada em Portugal, mas esse desbravar é muito gostoso”, declarou Joana em uma entrevista.

Quando eu morava em Lisboa, o que mais ouvia era: “O vosso país é lindo e as pessoas são mais leves, mais descontraídas e recebem-nos bem”.

Acho mesmo que esse encantamento natural existe, e sabemos usá-lo como ninguém, atraindo seja através da beleza natural que por aqui abunda ou por esse jeito descontraído que o Brasileiro tem. Mesmo com toda a adversidade que estamos vivendo, a todo o momento artistas, escritores e demais profissionais se colocam aqui no mercado de trabalho e acreditem ficam felizes e se sentem confortáveis.

Conheço alguns como o J.J. Jackson que está por aqui há mais de 20 anos e nem pensa em voltar para seu país. Consolidou a carreira e já está prá lá de Brasileiro. Já escrevi sobre ele aqui na coluna. A cantora Portuguesa Suzana Travassos, mora entre Lisboa e Brasil, mas não se limita a estar apenas em uma cidade ou outra, transita por São Paulo e Belo Horizonte onde tem grandes parceiros como Toninho Horta.

Também em outras áreas vamos encontrando vários profissionais que escolheram o Brasil para viver e trabalhar apesar de todos os problemas.  Outro dia conversando com um motorista do UBER, percebi seu sotaque e não me contive a perguntar como estava sendo trabalhar e morar por aqui. Ele com seu sotaque hispânico me diz: “Aqui sou feliz, tenho tudo o que preciso para viver bem com a minha família, existe o medo da violência, existe a insegurança de estar aqui no volante e sofrer um assalto, mas a liberdade que experimento aqui desde que cheguei, faz com que me  sinta em casa.” Confesso que nesse momento me invadiu um sentimento de patriotismo.

Sem falar de Chefs, que hoje se espalham pelos programas de televisão e restaurantes pelo país, aproveitando a nossa diversidade de temperos e delícias.

Por essas e outras é que digo o Brasil ainda pode se tornar A Mais Influente nação do Mundo!

Eu torço muito por isso!