Sempre ouvi dizer que baiana não nasce, estreia, e a mais pura verdade! A Bahia tem um jeito diferente de projetar seus talentos, não importa a idade, a cor, o sexo e nem mesmo o estilo musical e artístico escolhido.
As artistas baianas já nascem Mais Glamurosas!
“Meu nome é SYLVIA PATRICIA CESAR PIRES VALENÇA. Nasci numa terça feira, 21 de março, em Salvador – Ba. Sou de Áries com ascendente em Touro e Lua em Gêmeos. Meus Pais são Gutembergue de Araujo Valença e Maria Aldinar Cesar Pires Valença. Sou a caçula de três filhas: Quando criança costumava deixar minhas irmãs, Graça e Dália, loucas, porque eu ficava pra cima e pra baixo tentando “tirar” músicas de ouvido num violão que ganhei no Natal, quando tinha 8 anos. Minhas avós também tocavam instrumentos de Cordas: a mãe da minha Mãe, Marieta, tocava bandolim e minha avó paterna, Dália, tocava violino no Cinema de Juazeiro, na época do Cinema Mudo, junto com meu avô Sebastião Valença, pianista e maestro da Filarmônica da cidade.”
E Sylvia Patrícia é uma dessas artistas completas em sua musicalidade, cantora, compositora e instrumentista, dona de um estilo único e de muita personalidade desfila pelo POP, Samba Rock, Samba e até o Axé cantado por ela tem outro sabor, fazendo de sua música uma mistura de Bossa Nova, Blues, Jazz e Rock, uma fórmula de êxito que tem cativado quem a ouve pelo mundo.
Sua trajetória internacional é incrível e em outubro se apresentou no Festival Internacional de Jazz de Barcelona, lançando seu DVD comemorativo de 25 anos de carreira. Esse DVD foi lançado em parceria com o Canal Brasil e traz músicas emblemáticas de sua trajetória artística, como Sua Mãe uma TV e um Gato e Marca de Amor não sai, além de inéditas. Em Barcelona se apresentou acompanhada pelos músicos Danilo Pinheiro, Rafa Martin e Sérginho Moreira no Harlem Jazz Club. Mas como é uma artista Andante, vai dar uma parada em Portugal para duas apresentações inéditas no Restaurante Aquarela do Brasil em Paço D’Arcos. Em 2005 a musica Não Quero Saber Seu Nome remix foi lançada na coletânea portuguesa World Trends da gravadora Difference Music-PT ao lado de Sinéad O` Connor, Piazzola, entre outros. Agora os Portugueses e Brasileiros poderão sentir de perto todo o talento dessa Bahiana que não foge a regra da música eternizada por Gil:
“Toda menina baiana tem um santo que Deus dá
Toda menina baiana tem encantos que Deus dá
Toda menina baiana tem um jeito que Deus dá….”
E você pode conhecer muito mais sobre Sylvia Patrícia acessando seu site.
E de pertinho indo ouvi-la ao vivo:
03 e 04/11 no Restaurante Aquarela do Brasil em Paço D’Arcos – Portugal.