PUBLICIDADE

ARQUIVO ///

Tânia Malheiros lança novo livro

Muito prestigiado o lançamento do livro Bomba atômica! Pra quê? – Brasil e Energia Nuclear, de autoria da jornalista e Embaixadora do Rio, Tânia Malheiros, na última terça-feira (25), no Lamas, Flamengo – Rio.

A obra, de 380 páginas, lançada pela Editora Lacre, avança e aprofunda nas informações e documentos reunidos pela autora em suas duas primeiras publicações sobre o tema: Brasil, a bomba oculta (1993) e Histórias secretas do Brasil nuclear (1996). Este novo livro atualiza a história secreta do enriquecimento de urânio no Centro Experimental de Aramar, da Marinha e os negócios com Iraque e China, na época da Ditadura; a tecnologia do enriquecimento – dominada por seletos países e que levou o Brasil a ingressar no restrito Clube do Átomo – foi repassada à estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O fato havia sido previsto em matérias da autora há mais de 20 anos.

O livro informa também sobre o domínio do reprocessamento de urânio, que leva à produção de plutônio – outra opção de combustível para alimentar a bomba atômica. Algumas revelações de Tânia foram, inclusive, noticiadas no The Times londrino.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Andréa Lopes Garcia é jornalista, embaixadora do Rio e vice-presidente da Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro

PUBLICIDADE