Por Denise Prado
Lidar com o publico não é tarefa fácil. De forma geral o publico esteja ele onde estiver e fazendo o que estiver, se acha no direito de porque esta pagando por um serviço ou produto, agir como se as regras não existissem. Nessa minha jornada profissional o que mais fiz foi lidar com o publico. Vivo do publico. Na área do entretenimento, como em qualquer outra existem também algumas regras básicas que o publico muitas vezes ignora.
Se você compra uma passagem de avião e não chega no horário, a porta se fecha e não há nada a fazer, você pode espernear, gritar, chorar, que não mudará nada. O máximo que vai acontecer é ter a sorte de voar em outro horário. Se está com uma consulta marcada e não chega, pode sim perder a vez. E assim por diante. Isso também vale para o Teatro. Quando o espetáculo começa, as portas se fecham, pois o artista está ali exercendo seu oficio e deve ser respeitado, um movimento de pessoas chegando atrapalha, desconcentra, interfere não só no palco mas na platéia, na atenção de quem já está ali e chegou no horário.
E muitas vezes quem chega em cima da hora ou atrasa são convidados, publico que ganhou o convite, que foi presenteado. Chegar em um show, teatro, cinema, ou qualquer espaço onde você foi convidado, atrasado, além de ser desrespeitoso com quem lhe convidou, é indelicado com as pessoas que já estão sentadas e assistindo ao espetáculo. Mas o mais grave é que para algumas pessoas o fato de estar com seu nome na lista de convidados a torna um ser tão especial a ponto de não respeitar as regras mais básicas. Se o convidado é mais favorecido em sua classe social, grita, e fala como se fosse o dono do teatro ou do espetáculo e se o convidado e mais simples, usa da sua condição para ser a vitima, se coloca como o coitado que não sabia o horário, que pegou metro, que isso e que aquilo e faz uso da vitimização, constrangendo pessoas a sua volta. Vamos lá minha gente, não existe mais espaço para isso. A informação está na palma da mão para quem quiser. Uma pessoa que trabalha e se desloca pela cidade sabe que existe o tempo para se chegar a qualquer lugar.
A vitimização traz danos não só para quem se faz de vitima, pois a pessoas acaba acreditando nisso e faz uso a qualquer momento do seu dia, seja no trabalho, com a família, com amigos se tornando o reclamão, nas também afeta todos a sua volta, criando constrangimentos e conflitos desnecessários.
Portanto cuide e seja A Mais Influente inspiração para que mais e mais o respeito prevaleça.
Fotos: Arquivo Pessoal