PUBLICIDADE

amores

Entenda porque algumas mulheres choram depois do sexo

Será que em algum momento da sua vida, após uma relação sexual prazerosa, você teve vontade de chorar? Sentiu vergonha, angústia e uma tristeza profunda sem saber como sair da situação? Não se preocupe, você pode estar passando por um momento de tristeza pós-orgasmo ou como os colegas da área da saúde mental chamam de “disforia pós-coito”.

Essa sensação é mais comum do que pensamos: em 2015 foi realizada uma pesquisa, na Austrália, em que de todas as mulheres entrevistadas, 46% afirmaram ter sentido, ao menos uma vez na vida, essa sensação de tristeza e vontade de chorar após o sexo. Mas apenas 2% dessas mulheres tiveram essa sensação com frequência ou sempre que tinham uma relação sexual.

O que causa esse vazio após o sexo?

A tendência de muitas pessoas é pensar que a tristeza após o sexo possa estar ligada ao fato da relação sexual ter sido boa ou ruim, ou até mesmo ao relacionamento que está vivenciando. Mas, isso é um grande engano, pois muitas pessoas relatam que chegaram ao orgasmo com muita satisfação e mesmo assim sentiram-se triste por alguns minutos ou até horas após o fim da relação.Normalmente, a indicação para que você desconfie de problemas na relação é se esta disforia se tornar muito frequente no sexo com seu parceiro fixo.

A culpa é dos hormônios

Acredita-se que este problema tem uma origem mesmo biológica: na terceira fase do ciclo de resposta sexual que é o orgasmo, nosso corpo libera uma quantidade alta de hormônios que deixarão nossos sentimentos desordenados.É importante não confundir essa tristeza com a depressão. Todos temos momentos de tristeza que pode demorar alguns dias, mas passará. Já a depressão se prolonga demais e pode chegar a meses e anos.

Para refletir

Agora que você já entendeu um pouco do que pode estar acontecendo vão algumas perguntas que servirão como dicas para você refletir:

  • Será que você conhece seu corpo e sabe em que período está do mês para reconhecer a influência hormonal? Acabamos de falar o que acontece e é extremamente importante esse conhecimento. A pessoa que tem autoconhecimento orgânico e emocional consegue lidar melhor com os percalços da vida
  • Você sente-se realizada? Muitas vezes as frustrações tomam conta de nós e fazem com que a tristeza venha sem percebermos o que realmente está incomodando. Como sugeri anteriormente, busque se conhecer. Descubra o que te dá prazer. O prazer sexual e a alegria proporcionada pelo sexo está muitas vezes relacionada ao prazer na vida em geral
  • Você conseguiu bater um papo com sua parceria para esclarecer aquele conflito emocional que passaram há pouco tempo? Tudo que deixamos de falar e conversar arruma uma forma de sair de nós. Coloque esse bate papo como prioridade na vida de vocês para que a intimidade não se perca e vá refletir negativamente na sua vida sexual.

Pensando nessas questões, fica mais fácil refletir a causa. E lembre-se de buscar ajuda psicológica caso não consiga resolver esses conflitos sozinho.

Fonte: Minha Vida

Fotos: Reprodução