PUBLICIDADE

Sylvia de Castro

Sylvia de Castro: A mulher e o frio

Por: Sylvia de Castro

Colaboração: Amaro Leandro

Chegou o Inverno, a estação mais elegante do ano, em que podemos nos produizr mais e nos vestir melhor. Também é a estação das delícias, de um bom fondue, chocolate quente e aquele vinho tinto imprescindível. Mas, cuidado! Temperaturas mais baixas e os ventos característicos dessa época podem agredir nossa pele mais do que imaginamos. Ela perde oleosidade, fica mais ressecada e sem brilho. É que no Inverno as glândulas sebáceas trabalham menos e a oleosidade do corpo diminui naturalmente, além dos banhos com água muito quente, que  tiram a oleosidade natural da pele. Os cuidados com os lábios e as mãos, que ficam mais expostos à ação do clima, devem ser redobrados.

Algumas dicas da Dra. Tathiana Antony, dermatologista e cirurgiã plástica da Clínica Renewmed, para amenizar os efeitos do frio na pele:

  • Tomar banhos mais rápidos, com água apenas morna; usar sabonetes neutros, não esfoliar a pele nem passar buchas. Uma boa dica é usar hidratantes no próprio banho ou logo após o mesmo.
  • Retocar o hidratante sempre que sentir a pele ressecada. Hidratante contendo uréia ou lactato de amônio tem ação potente e profunda.
  • Procure o hidratante específico para a pele do rosto. Converse com seu médico. 
  • Mesmo nos dias nublados é recomendado uso do filtro solar.
  • Para os pés, você pode usar o mesmo hidratante do corpo ou então um que contenha ácido salicílico, que esfolia a pele e ajuda a remover calosidades.
  • Para manter o equilíbrio, se hidratar é fundamental. Não se esqueça de beber dois litros de água diariamente, faça frio ou calor.

Falando pelos cotovelos

  • Se tiver cotovelos e pele ressecada e rachada, é importante evitar sabonetes e géis de limpeza muito fortes, que podem piorar a situação. Escolha um produto formulado para pele seca. Evite produtos com fragrâncias e corantes. Eles costumam irritar a pele e causar mais vermelhidão e ressecamento. Se tiver dificuldades em selecionar o certo entre as opções na farmácia, tente procurar produtos para bebês. Eles geralmente são bem mais suaves e muitas vezes sem cheiro ou corante. Não esfolie em excesso, pois esfregar a pele com muita força apenas remove os óleos naturais que a hidratam. É recomendável que se use as mãos ou uma toalha macia para esfoliar.
  • Produtos com ceramidas e ácido hialurônico ajudam a pele a reter a umidade. Os que têm dimeticona e glicerina atraem água para a pele. Hidratantes com lanolina, óleo mineral e/ou vaselina também são recomendados e são excelentes para reter água. Procure loções com ácido lático que, além de hidratar a região, esfolia com suavidade a pele descascada. Aplique o hidratante (sem perfumes e corantes) logo após sair do banho. Não se seque totalmente; é melhor fazer isso com a pele ainda úmida.

Lembrete

Mas lembre-se, se a natureza não contribui com a beleza da pele durante a estação mais fria do ano, o Inverno é a hora perfeita para realizar todos os tipos de tratamentos. É o momento ideal para uso de produtos clareadores, para realizar peelings, e também muito indicado para os procedimentos a laser, para os tratamentos para combater estrias, celulite, gorduras localizadas e flacidez. Cirurgias plásticas também têm vantagens quando feitas no Inverno. As baixas temperaturas fazem com que o edema seja menor e a recuperação no pós-operatório mais rápida.

O que usar

A limpeza facial é necessária sempre, mas principalmente agora, em que estamos muito tempo confinados, sem a luz normal, e sofrendo as radiações de celulares, aparelhos de TV e computadores.

Para limpar a pele – Effaclar Solução Micelar Ultra é rica em água termal e uma ótima opção para retirar a maquilagem. Possui ação antioxidante, acalma e suaviza a pele após as agressões diárias. Não contém parabenos, nem corantes; é sem álcool e sem sabão. Ideal para peles sensíveis e sensibilizadas. Alto poder de remoção de maquilagem, mesmo nos olhos. Remove e minimiza a adesão das partículas de poluição. Pode ser usada todos os dias.

Para o tratamento da pele – Derma Complex Concentrado Vitamina C 20, Adcos,  um antiidade que uniformiza o tom da pele, revela a luminosidade e estimula a produção de colágeno, além de hidratar e revitalizar. É um antioxidante concentrado com 20% de Vitamina C para o rosto, em sérum, que reduz rugas e firma a pele, previne e combate o envelhecimento, favorece o clareamento da pele e possui uma potente combinação de oito ativos antioxidantes. Sem perfume, não comedogênico e oil-free. Contém flavonóides do Ginkgo Biloba que melhora a microcirculação da pele e age reduzindo a reatividade da pele (ação anti-inflamatória). MSM, antioxidante e também tem ação anti-inflamatória. Melhora o aporte de nutrientes. Protege e restaura o colágeno. Silício Orgânico: possui ação reorganizadora da membrana lipídica tornando-a mais resistente ao ataque dos radicais livres. Pode ser usado diariamente pela manhã e noite.

Máscara de tratamento – Peel Off Clarify Mask  da Dermage. É uma máscara facial clareadora, iluminadora, promove uniformização da tonalidade da pele e intensa renovação celular, proporcionando uma aparência jovem e saudável à pele. Contém ácido glicólico, ativo de renovação celular, que limpa profundamente os poros, deixando a pele mais viçosa. Pode ser usada uma vez por semana.

Drenagem linfática facial

A Dra. Lilian Ribeiro, biomédica e fisioterapeuta dermato-funcional da Renewmed, fala sobre drenagem linfática facial, a queridinha do momento. 

Quais são os benefícios que essa técnica traz para o rosto?

Ajuda a ativar a circulação sanguínea, promove o relaxamento dos músculos da face e facilita a eliminação das toxinas. É não invasiva, desinchando e dando um ar suave e jovem à face sem agressão.

A drenagem linfática facial difere da drenagem comum para o corpo ou é o mesmo processo?

É o mesmo processo, porém os movimentos de deslizamento e bombeamento são feitos suavemente.

Como é o procedimento e qual é o seu objetivo?

A drenagem facial é uma técnica manual, com manobras e deslizamentos suaves, ativando o sistema linfático. O objetivo pode ser estético ou terapêutico, pois estimula os sistemas sanguíneo e linfático, aumentando a oxigenação dos tecidos, provocando a eliminação de líquidos e toxinas, produzindo um rejuvenescimento natural e dando um ar jovial, descansado e relaxado à face.

Esse tratamento é indicado para qualquer pessoa ou existe restrição?

Indicado para qualquer pessoa. Dependendo das circunstâncias e da indicação, a drenagem linfática facial, em casos de pós-operatório, pode ser associada a radiofrequência por exemplo, para aumentar sua eficácia.

As tão temidas olheiras podem ter fim com a drenagem linfática facial?

Como age na melhoria da circulação sangüínea, a drenagem amplia a vascularização da região onde é aplicada e com isso o resultado é a suavização  de ‘bolsas’ na região dos olhos. A técnica não tem o poder de clarear a pigmentação escura das olheiras, nem manchas de qualquer natureza.

Com que frequência deve ser feito o tratamento?

Duas vezes por semana. Já na primeira sessão é possível perceber algum resultado, principalmente em pacientes que retém muitos líquidos.

Essa drenagem pode ser uma aliada de quem tem cicatrizes no rosto?

Em cicatriz antiga, já definida, não há grande melhora, porém em cicatrizes cirúrgicas recentes a aplicação da técnica facilita a sua recuperação e evita excesso de fibroses.

PUBLICIDADE