PUBLICIDADE

Sylvia de Castro

Sylvia de Castro: Agosto, mês de comemorações influentes

Por: Sylvia de Castro

Colaboração: Amaro Leandro

Agosto está sendo um mês de muitas comemorações apesar da pandemia. A festa continua, de um jeito novo, mas continua. Se faltaram abraços, sobrou animação. Se faltaram beijos, sobraram máscaras. Se faltou proximidade, sobrou carinho. Que bom que a vida, aos poucos, vai voltando a seu normal. Mesmo que seja um novo normal.

Balanço Zona Sul, Andréa Natal e Bete Floris
Os parabéns

O Copacabana Palace, ícone do Rio e do Brasil, fez 97 anos reabrindo suas portas. A festa começou segunda-feira, com live acompanhada por agentes de viagem do mundo inteiro, em um evento que o grupo Belmond promove todos os anos em Las Vegas, o Virtuoso.

Neste ano, mudou seu formato por causa da pandemia. O Copa foi o último do grupo de hotéis a se apresentar, mas botou pra quebrar, com muito samba dos bons. Andréa Natal abriu pedindo um minuto de silêncio em respeito ao sofrimento no Brasil e no Mundo. Depois, soltou a voz cantando Garota de Ipanema acompanhada ao piano pelo maestro dos Cantores do Bem. Para terminar, Bete Floris se apresentou com o Balanço zona Sul, dançando a Aquarela do Brasil de Carmen Miranda dourada. Ganhou bolo e parabéns pelo seu aniversário.

Ana de Paula festejou seu niver com pequeno grupo de amigas em happy hour em volta da piscina de sua cobertura no Leblon. Ao ar livre como convém.
Glorinha Távora, quinze quilos mais magra, ganhou comemoração coloridíssima e alegre em Sausalito, Califórnia, pelo seu aniversário.
Vania Badin soprou velinhas cercada pelo carinho de amigos próximos, como Yara Andrade e Ricardo Stambowsky, em seu apartamento no Leme.
Os gêmeos Laura e Lucas, como todos os anos, desde pequenos, ganharam uma linda festa, desta vez só para a família e os padrinhos. Almoço caprichadíssimo preparado pela mãe Cristina Aboim, no Caparaó.
Julia Hooker, filha de Isabella e Jeff, se formou na High School e vai  cursar Medicina na Universidade Michigan State, em Lansing, para alegria dos avós Nazaré e Antonio Bichara que, com tudo comprado para comemorar com a neta, tiveram que desmarcar por causa da pandemia. Ficaram curtindo de longe a alegria e a festa, que teve barraca de churros brasileiros, com bandeirinhas verde e amarelas e recheio de doce de leite, que enlouqueceram os americanos. Nas fotos, Julia e a mãe Isabella.
Julia Rabello, em cartaz online com a peça Romeu & Julieta (e Rosalina), no Teatro PetraGold, dentro do projeto Teatro Já, comemorou seu niver no palco, com bolo feito pelo autor, Gustavo Pinheiro. Hoje tem espetáculo. E amanhã e dias 29 e 30 também.

Crédito da foto: Cristina Granato
Sienna, netinha de Paula Cleophas, foi batizada aos moldes modernos, com pais e padrinhos de máscara.

Pensamento coletivo

O Coletivo Carandaí 25, que nasceu na casa da empresária Tatiana Accioli em 2013, na rua que dá nome ao evento, no Jardim Botânico, com o objetivo de dar visibilidade a pequenos produtores que acreditam na força da coletividade, em maio de 2018 teve sua primeira experiência em Paris. No primeiro semestre de 2019, levou seu formato original a São Paulo.

Agora, a plataforma que conta ainda com lojas pop ups em shoppings, se adaptando aos novos tempos, lançou segunda seu marketplace, inaugurado com um evento 100% digital para durar cinco dias. A experiência online reproduz o clima dos eventos que viraram parte do calendário oficial do Rio.

A estrutura, desta vez, foi montada na Casa Firjan, com apoio da Firjan e do sistema AjoRio. São setenta novas marcas, sendo 50 de moda autoral, e palco para shows que estão acontecendo todos os dias no início da noite e personal stylists para ajudar os clientes com as compras. Tudo exatamente como nas edições anteriores, com transmissão em tempo real nas mídias sociais do coletivo (Instagram @carandai25) e em um link no site da plataforma (www.carandai25.com.br).

Exposição

A mulher na obra, de Lu Valença
Lucia Russo e Philippe Seigle

Exposição online no Facebook da artista niteroiense Lu Valença, com seu estilo único, influenciado pelo Surrealismo, Art Nouveau e Futurismo, com tema recorrente -a mulher -, fechou com chave de ouro o ciclo de expos promovida pelos Embaixadores do Rio. 

Em dezembro de 2017, Lu  foi convidada pelo artista plástico francês e também Embaixador do Turismo no Rio, Philippe Seigle, para ser curadora de arte do Hotel Sofitel Ipanema. Desde então, além das exposições mensais que promovia no Sofitel Ipanema, a curadora realizou exposições em outros espaços do Rio e Niterói, revelando o talento de muitos artistas.

No ano seguinte, criou o Coletivo Contemporâneos, que reúne 12 artistas atuantes no cenário carioca, mineiro e internacional, promovendo ocupações artísticas, marcadas pela diversidade de estilos e linguagens.

“Acredito na força dos coletivos e na importância da arte, principalmente em momentos como o que estamos enfrentando. Retomar as atividades do Contemporâneos foi um chamado natural para amenizar o peso da nossa realidade. Estamos com nossa galeria no Instagram, que é atualizada todos os dias e construindo nosso site. E nos organizando para uma exposição física pós-pandemia, que deve acontecer no final de 2021. Será um trabalho diferente do que estávamos habituados. A ideia é de pesquisa e cocriação”, diz Lu. 

//www.instagram.com/contemporaneosgaleriadearte/

Estão voltando as flores…

O evento Flores pelo Brasil está acontecendo no Copa, com patrocínio de Holambra, reunindo Daniel Cruz, Patricia Vaks, Antonio Neves da Rocha, Florart, Dannilo Camargos, Harley Costa, com assessoria de Roberto Cohen e flores de Florir Decorações, Raymundo Basílio e Orlando Ambrósio.
Crédito da foto: Pedro Fonseca

PUBLICIDADE